04/03/2022 - 15:30

Parque Estadual Monte Alegre é selecionado como patrimônio cultural imaterial do planeta

 

 

O Parque Estadual Monte Alegre (Pema), no Oeste do Pará, é o único Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil que foi selecionado pelo programa internacional "World Monuments Watch", da organização sem fins lucrativos World Monuments Fund (WMF). O parque integra a lista dos 25 monumentos mundiais de valores culturais inestimáveis para receber apoio da organização. Entre os selecionados, estão as mesquitas e o cemitério Koagannu, das Ilhas Maldivas; o parque arqueológico de Teotihuacan, no México; e o castelo Hurst Castle, na costa sul da Inglaterra. A lista dos 25 monumentos foi anunciada na última terça-feira (1º), em coletiva de imprensa na cidade de Nova Iorque (Estados Unidos).

 

Único monumento brasileiro na lista, o Pema abriga o sítio arqueológico mais antigo da Amazônia sul-americana, com pinturas rupestres de aproximadamente 12 mil anos. O parque também é habitat natural de espécies de animais ameaçados de extinção, como a ave Cacaué, a Aratinga maculata. O espaço abriga 15 sítios arqueológicos, rios, florestas, montanhas e cavernas.

 

A escolha dos monumentos para a lista Watch 2022 contou com 227 candidaturas de patrimônios culturais imateriais. Todos foram avaliados criteriosamente pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) e pelo Painel Independente de Especialistas em Patrimônio Internacional, ambos responsáveis pela classificação final. A participação do Parque Estadual Monte Alegre é resultado de estudos realizados pelas arqueólogas Edithe Pereira, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), e Claide Morais, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com a plataforma Cipó.

 

O Pema possui um território de aproximadamente 3,7 mil hectares - ou 36,78 quilômetros quadrados (km²) - e se estende por diversas riquezas naturais, culturais e históricas, como 15 sítios arqueológicos, rios, florestas, montanhas e cavernas. Nos sítios há pinturas rupestres dos primeiros resquícios da passagem dos seres humanos pela Amazônia. São pinturas rupestres que remontam a mais de 12 mil anos, além de peças cerâmicas, como jarros e pratos encontrados em escavações no local.

 

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR-Bio) é o órgão gestor das 27 Unidades de Conservação (UCs) do Pará, entre elas o Pema. O instituto executa ações de preservação, conservação e uso sustentável dos recursos naturais, garantindo a transparência e a democratização dos benefícios trazidos por esses espaços à sociedade.

 

O World Monuments Watch ou "The Watch" é um programa administrado pelo World Monuments Fund, organização criada em 1965 que destaca locais históricos e culturais no planeta. A cada dois anos uma nova lista é divulgada pela organização, que dessa forma apresenta às autoridades locais e internacionais novos patrimônios culturais que atualmente estão em risco devido a ameaças naturais e antrópicas (por intervenção humana). Os selecionados ficam em vigilância permanente, para garantir proteção e conservação para as futuras gerações.

 

Foto: Divulgação

 

Por: Avelina Castro

 

FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

 

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok