02/08/2023 - 15:23
Cúpula da Amazônia: evento vai discutir políticas sustentáveis para a região amazônica
Com a participação de vários chefes de Estado, de entidades governamentais e da sociedade civil, o encontro acontece entre os dias 8 e 9 de agosto, em Belém
O Hangar – Cento de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, recebe nos dias 8 e 9 de agosto a Cúpula da Amazônia. O governador do Estado, Helder Barbalho, ao lado do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, serão os anfitriões dos chefes de Estado dos países amazônicos que participarão do encontro para definir políticas e estratégias ao desenvolvimento sustentável da região.
Em um evento prévio – o Diálogos Amazônicos –, representantes de entidades, movimentos sociais, universidades, centros de pesquisa e agências governamentais do Brasil e demais países amazônicos se encontrarão entre os dias 4 e 6 de agosto na capital paraense, a fim de formular sugestões para políticas públicas sustentáveis para a Amazônia. Os resultados desses debates serão apresentados aos chefes de Estado durante a reunião da Cúpula da Amazônia.
Realizada por iniciativa do Governo Federal, a Cúpula da Amazônia está sendo preparada pela Organização do Tratado de cooperação Amazônica (OTCA), organização intergovernamental formada por Brasil, Bolívia Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Também participarão representantes de entidades governamentais e civis das respectivas nações, para debater o desenvolvimento econômico associado à preservação ambiental.
Durante a Cúpula, será discutida uma posição conjunta entre os oito países amazônicos sobre desenvolvimento econômico da região associado à preservação ambiental, que será levada à Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 28, que acontecerá entre 30 de novembro e 12 de dezembro deste ano nos Emirados Árabes.
TEMAS E PROJETOS
Segundo o diretor Executivo da OTCA, o diplomata brasileiro aposentado Carlos Alfredo Lazary, a expectativa é de que os dois eventos representem uma voz inclusiva amazônica capaz de despertar o interesse internacional e melhorar as condições de vida das populações locais.
Temas e projetos relacionados à água, às florestas, ao turismo comunitário de base sustentável, ao monitoramento do comércio de plantas e animais sob risco de extinção, bem como da capacitação de equipes para respostas rápidas diante de pandemias que surjam na Amazônia estarão nas pautas a serem debatidas nos encontros, devendo ter prioridade no
acesso aos recursos internacionais a serem disponibilizados para a região, acrescentou Lazary.
Foto: Mário Oliveira / Ministério do Turismo
Por: Lourival Borges, com informações da Agência Brasil.
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725