23/03/2022 - 15:08
SUS oferece novo medicamento contra a hepatite B
Um novo medicamento disponível na rede pública de saúde poderá beneficiar
pacientes com hepatite B que possuem contraindicação ao tratamento ofertado pelo
Sistema Único de Saúde (SUS). O tenofovir alafenamida (TAF), incorporado pelo
Ministério da Saúde, será uma terceira opção de terapia contra a doença para pessoas
que não podem usar o tenofovir tradicional.
“A incorporação ocorreu visto que, para alguns pacientes específicos, o TAF se mostrou mais seguro em relação a disfunções ósseas e renais, quando comparado ao fumarato de tenofovir desoproxila (TDF), um medicamento antirretroviral e antiviral usado também para Aids no Brasil. Entretanto, o mesmo não se mostrou tão significativo quando comparado aos resultados do entecavir. Por isso, a partir de agora, pacientes que fazem tratamento para hepatite B e apresentam contraindicação no uso dos medicamentos existentes, podem fazer uso da nova opção”, informou o Ministério da Saúde, em nota, na última terça-feira (22).
A previsão é que o Ministério da Saúde distribua, até o final de abril, mais de 1 milhão de comprimidos do novo medicamento, de acordo com o quantitativo solicitado pelas secretarias estaduais ou distrital de saúde.
O tenofovir alafenamida foi recomendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), órgão responsável por incorporar tratamentos, tecnologias e insumos no SUS.
Foto: Marcello Casal Jr/Ag. Brasil
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725