25/08/2023 - 14:00
Dia do Feirante é comemorado com ações de saúde e cidadania no Ver-o-Peso
.
A maior feira a céu aberta da América Latina, o Ver-o-Peso, recebeu uma ação de saúde e cidadania em comemoração ao Dia do Feirante, nesta sexta-feira (25). As consultas médicas, aferição de pressão, emissão de documentos, entre outros serviços iniciaram às 8h e beneficiaram tanto os feirantes quanto os visitantes do cartão postal. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a Secretaria de Saúde Pública (Sespa), Polícia Civil e o Instituto Ver-o-Peso.
A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, participou do evento e destacou a importância desse povo trabalhador, que é o feirante, e fez a entrega de equipamentos para os profissionais que atuam no Ver-o-Peso. “Nós estamos aqui, hoje, para prestigia-los e homenageá-los, pela relevância do trabalho deles para nossa cidade e o nosso estado. Por isso, estamos trazendo serviços e equipamentos para que eles possam melhorar os seus trabalhos”, disse Hana Ghassan.
O secretário da Seac, Igor Normando ressaltou a parceria entre órgãos do governo do estado para realizar a ação de celebração à data para valorizar os feirantes. “Essa ação mostra, não só a valorização do feirante, aqueles que trabalham nas feiras, mas de seus familiares, que os acompanham na lida do dia a dia. O feirante tem um papel fundamental na economia da cidade e precisa ser valorizado.
O representante do Instituto Ver-o-Peso, Manoel Luiz Ribeiro, o Didi do Ver-o-Peso, uma parceria entre o instituto e o governo do estado tem sido vitoriosa porque tem conseguido levar capacitação para os feirantes de Belém. “Nós estamos satisfeitos nesse dia porque nós conseguimos firmar uma parceria com o Governo do Estado e já conseguimos capacitar mais de quatro mil feirantes e dar mais de seis mil equipamentos para eles. E a nossa vitória maior foi na área do açaí, na qual já capacitamos mais de 800 batedores de açaí e entregamos mais de 1.600 equipamentos, além de ter quase zerado a doença de chagas”, destacou Didi do Ver-o-Peso.
Segundo o feirante Odemir da Silva, o Boto, que é o feirante mais antigo do Ver-o-Peso, “A minha emoção é a maior possível porque o Ver-o-Peso é a minha casa, e eu só visitava a minha residência mesmo e sempre fui bem tratado e respeitado, o que é muito importante”, disse o feirante que vende artigos religiosos há mais de 60 anos no local.
A ação contou com uma carreta do projeto TerPaz Itinerante, que levou atendimentos de saúde essenciais, além de informações sobre práticas saudáveis, como consultas médicas com clínico geral e ginecologista. Também foi ofertado aos feirantes e público do local, atendimento de enfermagem, como aferição de pressão arterial, glicemia, temperatura e saturação; além de palestras sobre higiene bucal; regulação; testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C; e avaliação nutricional e farmácia. Outro serviço ofertado foi a emissão gratuita de Registro Geral (RG) e a entrega de 30 fogões, 100 cheques do programa “Sua Casa” da Companhia de Habitação do Pará (Cohab) e equipamentos de açaí para feirantes já cadastrados.
O Dia do Feirante
O Dia do Feirante é uma data criada para homenagear e reconhecer a importância dos profissionais que trabalham nas feiras livres e mercados populares, destacando a importância que desempenham na economia, cultura e vida social das comunidades em que atuam.
Foto: Raiana Coelho/Ascom Funtelpa
Por: Avelina Castro
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725