30/08/2023 - 16:42
Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é lançada oficialmente em Belém
É a 26° edição do evento
A 26° edição Pan-Amazônica está oficialmente lançada. A cerimônia de apresentação dessa edição ocorreu nesta quarta-feira (30), no Teatro Estação Gasômetro. A Feira Pan-Amazônica do Livro será realizada entre os dias 9 e 17 de setembro, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia -, com visitação de 9h às 21h.
“É um momento de festa para o Governo do Estado do Pará. É uma feira que homenageia escritores do interior. Estamos muito felizes e acreditamos que será uma feira que renova esse protagonismo amazônico, nas falas dos territórios e a valorização do que se produz culturalmente no Estado”, disse Úrsula Vidal, Secretária de Cultura do Pará.
Os autores homenageados da 26ª edição são Salomão Larêdo e Heliana Barriga. A dupla faz parte do imaginário amazônico e tem grande contribuição literária à cultura paraense.
“Eu fiquei muito feliz com o convite do governador de valorizar a gente do interior porque eu venho do interior, do mato, da beira do rio. Então, é importante que a gente esteja valorizando não só a capital, mas, sobretudo, o interior. Quanto mais a gente interiorizar, melhor. Porque nós precisamos conhecer a Amazônia e a nossa cultura”, comentou Salomão Laredo. Ele vai lançar a coletânea “Remos de Faia”.
“Eu recebo essa homenagem de forma bem feliz, com alma de criança.
Isso é muito criativo e estimula as pessoas”, falou Eliana Barriga, que vai lançar
a coletânea “Mala sem Fundo”.
Programação
A Feira terá 39 rodas de conversas, nove saraus, sete papos-cabeça, além da exibição de cinco edições ao vivo do programa Sem Censura, da TV Cultura do Pará. Durante oito dias, as atividades ocorrerão simultaneamente em três espaços: Arena das Artes, Arena Multivozes e Arena Amazônia, que deverá receber também os shows. Chico Cesar, Linn da Quebrada e Gaby Amarantos são algumas das atrações previstas.
“A gente sabe da importância do livro e da leitura e nós ficamos muito felizes quando vemos mais uma grande Feira do Livro, grande evento no nosso Estado”, celebrou o presidente da Fundação Cultura do Pará (FCP), Tiago Miranda.
CredLivro
A Feira tem a expectativa de receber 400 mil pessoas. Serão 229 estandes. A estimativa é de que 750 mil obras sejam comercializadas e movimentem quase 20 milhões de reais. Parte disso, graças ao CredLivro, que será disponibilizado para mais de 30 mil servidores públicos em um valor total de mais de 6 milhões e 700 mil reais.
“O CredLivro vai atingir cerca de 23 mil profissionais da Secretaria de Educação, com investimento quase superior a 100% em relação ao ano passado, em função do aumento do número de profissionais. É um benefício pensado para apoiar o professor, não apenas a partir do reflexo que isso vai ter dentro da sala aula, mas também amplia sua bagagem cultural”, explicou Patrick Tranjan, secretário adjunto de Planejamento e Gestão (SAPG)
Foto: Eliseu Dias
Por: Mateus Miranda
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725