31/08/2023 - 15:15

Conferência internacional debate desenvolvimento econômico e social da Amazônia

 

 

 

.

 

Representantes do setor empresarial da mineração, sociedade civil, academia, setores públicos e privados estão reunidos, em Belém, na Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, que teve abertura nesta quarta-feira (30). Durante o evento, o governador do Pará, Helder Barbalho, defendeu o investimento em bioeconomia e o protagonismo do Pará no combate ao desmatamento e a ilegalidade, criando condições para a sustentabilidade em todas as suas vertentes. O ex-secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também participou da solenidade de abertura e o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair participará nesta quinta-feira (31).

 

 

Helder Barbalho destacou que o evento é uma excelente oportunidade para debater o futuro que se quer para a Amazônia. Segundo o governador, o caminho passa pela regularização do uso do solo, o incentivo à bioeconomia, a valorização da floresta e o mercado de carbono como ferramenta para um modelo de desenvolvimento socioeconômico. “Um modelo que não seja excludente, mas um modelo que possa financiar a partir da atual gestão do uso do solo para a construção de uma economia de baixo carbono, de uma economia que possa fazer da floresta viva o nosso principal ativo”, destacou o governador.

 

 

O diretor de sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Júlio Nery, destacou a importância do evento, como uma oportunidade de debater soluções econômicas e de sustentabilidade para a região amazônica. “O objetivo é trazer, aqui, para a Amazônia, a discussão sobre novas economias que possam trazer o desenvolvimento sustentável, aqui para a região. Mas, mais importante do que isso é que essa discussão seja feita dentro da Amazônia e por representantes da Amazônia, e tendo eles como um papel fundamental nisso”, argumenta o diretor do Ibram.

 

 

Entre as falas na solenidade de abertura, Raul Jungmann, que é presidente do Ibram destacou a importância de uma união de esforços para o que ele considera o maior desafio da atualidade relacionado à crise climática. “É preciso construir um novo modo de conviver com a natureza, um novo modo de convivermos uns com os outros e uma busca de maior igualdade e respeito para essa nave-mãe que é o planeta Terra”, ressaltou o presidente do Ibram.

 

 

O oitavo secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, foi o palestrante principal da noite. No discurso de 40 minutos, ele mostrou preocupação com as rivalidades entre potências tipo Estados Unidos e China, assim como a guerra entre Rússia e Ucrânia. Para ele é preciso a união para a construção de um desenvolvimento sustentável para o planeta. “Ninguém está morando em uma ilha, estamos vivendo em um mundo fortemente interativo. Precisamos de soluções cooperativas para abordar as mudanças que estamos enfrentando agora, tais soluções necessitam estar mais voltadas para a parceria e a inclusão de todas as pessoas em todos os lugares”, ressaltou Ban Ki-moon.

 

 

Durante a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias estão sendo debatidos os seguintes temas: novas economias, bioeconomia, economia circular, minerais estratégicos, mercado de carbono, economia solidária, ESG, combate aos crimes ambientais. O objetivo da conferência internacional “é encontrar soluções para a manutenção da floresta e colaborar com a construção de uma agenda verde para a transição econômica”.

 

 


Foto: Marco Santos/Agência Pará

 

 

Por: Avelina Castro

 

 


FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok