01/09/2023 - 14:22

Atletas da Usina da Paz do Icuí-Guajará conquistam 67 medalhas em Campeonato Brasileiro de Artes Marciais

 

 

 

.

 

Crianças e jovens atendidos pela Usina da Paz do Icuí-Guajará, em Ananindeua, conquistaram 66 medalhas no XXXI Campeonato Brasileiro de Artes Marciais. A delegação, composta de 24 atletas entre seis e 36 anos, ficaram em segundo lugar geral na competição, que foi realizada, em Pernambuco. Agora, eles estão classificados para participar do Mundial da categoria, em outubro de 2024.

 

A família de Renata Maciel é campeã de vitórias. Mãe, auxiliar administrativa e atleta, ela se desdobra para dar conta de seus múltiplos papeis. “Tenho o meu trabalho, à tarde faço os afazeres domésticos, e à noite eu venho treinar, aqui, com a família toda”, conta a mãe atleta. Raphael Maciel é o filho mais velho de Renara. Ele tem 15 anos, é autista, e também ganhou medalha na competição. Além disso, ele está enfrentando muitos desafios com o esporte. “Eu fiquei com muito nervosismo de não conseguir subir no pódio, mas com muito treinamento e disposição, deu certo e eu fiquei com muita felicidade, muita autoconfiança e estou muito feliz”, comemora o adolescente.

Camila Moura não é atleta mas estimula o filho no esporte, pois viu nas artes marciais uma oportunidade de qualidade de vida para o filho. “Ele começou a treinar por causa da hiperatividade, mas foi criando gosto e acabou virando atleta e agora está competindo”, conta mãe, que é a maior incentivadora e apoiadora do filho nas competições.

 

Todos os atletas medalhistas fazem parte de um projeto desenvolvido na Usipaz Icuí-Guajará. Os treinamentos começaram há dois anos e já começam a dar resultados com vitórias. “Eu estava um pouco nervoso, mas lá na hora deu tudo certo, eu fiquei calmo e competi”, comemora Claybe Moura.

 

Segundo o secretário Gleison Oliveira, da Secretaria de Estado, Esporte e Lazer (Seel), o Governo do Estado apoiou a participação dos atletas, custeando as suas principais despesas. “A gente está falando de 24 atletas que foram competir em Pernambuco. E não só competir, mas representar o Estado do Pará, representar a Usina, representar esse grande projeto, a família. A gente está realizando sonhos e hoje a satisfação de dizer que o Estado foi bem representado”, conclui o secretário. O sonho dos atletas não para por aí: “Quero chegar nas olimpíadas e participar de um mundial”, diz Claybe Moura. A professora da equipe, Rafaela Nunes, de 26 anos, acredita que o sucesso da empreitada se deu pelo compromisso da equipe. “Aqui tudo começou quando eles foram lutar no campeonato paraense de karatê e conquistaram também o segundo lugar. A partir daí eles foram convocados pela Federal Paraense de Karatê para estar nessa competição nacional”, explica a professora que também conquistou duas medalhas de prata e duas de ouro.

 

Funcionando nos três turnos, manhã, tarde e noite, as turmas de karatê da Usina da Paz são mantidas pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), em parceria com a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).

 

 

 

 

Foto: Agência Pará


Por: Avelina Castro

 

 


FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok