03/09/2023 - 14:48
Descarte de lixo pode ser feito em Drive-Thru Ambiental em Belém
A Associação Cultural Nhandeara realizou o 14° Drive-Thru Ambiental Belém. A ideia da iniciativa é ser um ponto de coleta seletiva voluntária, onde as pessoas podem levar resíduos como vidros, papéis e plásticos para serem descartados corretamente.
O Drive Thru Ambiental em parceria com a Turvicam, Cooperativa Aral, Paysandu, Limpa Brasil e Earthday, recebe os resíduos para encaminhar aos espaços adequados. E além de plástico e vidro, a população pode fazer qualquer tipo de doação, como roupas, livros, eletrônicos, entre outros objetos e artigos que não são mais utilizados dentro de casa. Parte do material recolhido é usado em oficina de reciclagem a ser ministrada para quem tem interesse de reaproveitar materiais. O restante será entregue às cooperativas.
O Projeto nasceu da necessidade de mudança de hábitos para um melhor convívio do ser humano com a natureza. A iniciativa também dá soluções para as problemáticas dos descartes dos resíduos na região e atende às necessidades das comunidades ribeirinhas para reaproveitar os materiais que seriam descartados, que poluíam o meio ambiente. Já as doações de roupas, devem ser feitas no mesmo espaço para que sejam reaproveitadas por pessoas em vulnerabilidade social no estado do Pará.
"É muito importante a consciência ambiental e a preservação. A ação que a gente faz é para que a população faça a destinação dos resíduos de forma correta. Tem todo uma cadeira produtiva para que o lixo volte a ser usado na sociedade, mas pra isso o resíduo precisa passar por um processo de triagem. Não é apenas jogar ele em qualquer lugar. Precisamos separar o lixo de acordo com cada destinação", comentou Yasmin Costa, graduanda em engenharia sanitária e ambiental.
A Coleta Seletiva é um mecanismo de recolha dos resíduos, os quais são classificados de acordo com sua origem e depositados em contentores indicados por cores. Ou seja, eles podem ser resíduos orgânicos ou materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, dentre outros. Além deles, materiais hospitalares e radioativos têm um destino diferente. De acordo com dados de pesquisa recente da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), 1.425 municípios brasileiros não possuem coleta seletiva.
Foto: Divulgação
Por: Vanessa Fortes
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725