05/09/2023 - 16:00
No Dia da Amazônia, Pará ganha Unidade de Conservação Integral
O governador, Helder Barbalho, assinou o decreto que oficializa a 28ª Unidade deConservação (UC) Estadual com a criação da Estação Ecológica (Esec) Mamuru. Oobjetivo é garantir a proteção de espécies ameaçadas de extinção e a manutenção dos serviços ambientais.
“A unidade de conservação vem sendo trabalhada há dez anos, onde se verificou que essa área no limite do Pará com o Amazonas é importante no ponto de vista da fauna e flora e das espécies que aqui existem. Foram feitos vários estudos e foi definido que seria importante criar uma unidade de proteção integral pra não ser explorada de nenhuma forma, e sim preservada, como um exemplo da nossa floresta. Nós estamos cuidando do coração da Amazônia”, disse o presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Nilson Pinto.
Com 126 mil hectares, a nova UC vai reforçar o mosaico de áreas protegidas da região, que incluem parques nacionais com uma variada biodiversidade e ecossistemas diversos. “Além da preservação florestal, o que permitirá inclusive gestão da sua biodiversidade, com implementação de estratégias de conhecimento da biodiversidade local. Isto compõe a estratégia do governo do Pará de ampliação das suas áreas de preservação, de fortalecimento da sua estratégia de floresta viva, de floresta em pé, conciliando com estratégias de concessão de florestas que serão lançadas em parceria com a iniciativa privada, de concessão de restauros de áreas que tiveram floresta e sofreram um ataque de grilagem e de desmatamento, para recompor a sua área desmatada”, disse o governador do Pará, Helder Barbalho.
Com a oficialização da 28ª Unidade de Conservação (UC) Estadual, o local vai contar com ações efetivas do Estado voltadas ao monitoramento. "É importante cuidar, preservar e dar condições, de fato, para termos a amazônia que sonhamos, que tenha seu próprio protagonismo. É preciso protegê-la porque assim estaremos protegendo os povos que vivem nela. A unidade de conservação vem pra somar e fazer, em conjunto com o governo, o papel de proteger a floresta e mantê-la viva, preservando também a nossa biodiversidade", concluiu a secretária dos Povos Indígenas, Puyr Tembé.
Foto: Marco Santos / Agência Pará
Por: Vanessa Fortes
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725