06/09/2023 - 15:36
Casa da Gestante da Santa Casa acolhe grávidas e puérperas em situação de risco
A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera é um espaço humanizado dentro da Fundação Santa Casa de Misericórdia, que oferece um ambiente acolhedor com sala, quartos, copa, cozinha, redário e área de lavanderia. A capacidade é para até 10 pacientes, entre mulheres grávidas e no pós-parto e recém-nascidos, que estejam em situação de risco, sejam eles sociais ou físicos. Uma iniciativa que vai ao encontro do que propõe a Rede Cegonha do Ministério da Saúde, instituída no ano de 2013 com a finalidade de estruturar, em todo o país, uma rede de cuidados voltada à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, entre outros objetivos.
“A casa está completando um ano, com o objetivo de atender gestantes, bebês e puérperas que não estão internadas, mas que precisam de um olhar humanizado. O espaço faz com que essas pacientes se sintam em casa, dentro de um ambiente acolhedor. E dentro desse processo, o vínculo entre os profissionais multiprofissionais só aumenta. São enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais que trabalham muito para que elas se sintam bem. Nesse último ano nós atendemos 180 hóspedes, que realizaram diversas atividades, como: bordado, palestras, roda de conversas, e várias outras coisas”, conta Francielma Chagas - coordenadora da Casa da Gestante.
A Casa da Gestante tem como proposta ser a extensão do lar dessas hóspedes que geralmente vêm do interior do Estado. “Aqui a gente tem terapia ocupacional e outras atividades pra passar o tempo. Todos os dias fazemos exames pra saber como o bebê está e bastante repouso. Graças a Deus até agora está dando tudo certo”, disse Sara Barros, uma das gestantes acolhidas na Casa.
Cuidado em cada detalhe
Atualmente são produzidas na Santa Casa, diariamente, a cada turno, cerca de duas mil refeições destinadas aos pacientes. Uma equipe de nutricionistas orienta sobre a alimentação adequada de cada paciente. Gestantes e puérperas recebem orientações para o aleitamento materno. Por meio do Banco de Leite Humano também são promovidas campanhas de orientação, incentivo ao aleitamento e doação de leite humano.
A nutricionista Ciléa Ozela acompanha a atuação e evolução do trabalho da equipe de nutrição da Santa Casa há mais de três décadas. “Temos o mesmo nível tecnológico do mundo afora, e cada vez mais as áreas foram se especializando. Hoje, temos um banco de leite que é referência no norte do Brasil. A atuação da nutrição clínica, que conta com uma Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) e atua prescrevendo de acordo com o que prevê a legislação do Conselho Federal de Nutricionistas. A produção de refeições conta com três nutricionistas que fiscalizam o fornecimento de refeições, e ainda atuam no lactário. São avanços quantitativos e qualitativos conquistados pela categoria ao longo destes anos, que legitimam a importância da identidade profissional”, destacou.
Foto: ASCOM, Santa Casa
Por: Vanessa Fortes
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725