07/09/2023 - 13:50

Público lota a Presidente Vargas no desfile cívico-militar de celebração da Independência do Brasil

 

 

 

.

 

A população compareceu ao desfile cívico-militar do 7 de Setembro e lotou os espaços nas calçadas da Avenida Presidente Vargas, em Belém. O governador do Pará Helder Barbalho participou do desfile de celebração dos 201 anos da Independência do Brasil, ao lado da primeira-dama, Daniela Barbalho e de autoridades militares, representantes das Forças Armadas e do sistema de segurança pública e do governo.

 

 

O desfile cívico-militar, que é organizado pelo governo do Estado com o apoio do Exército Brasileiro, contou com a participação de quase 2 mil homens das diversas forças militares do país e de segurança do estado, numa demonstração de força e independência do país. Todos os pelotões do desfile foram acompanhados pelo público, que se fez presente, com famílias inteiras, levando suas crianças, segurando bandeiras do Brasil e reunidas para celebrar a conquista da independência do país e sua soberania, democracia e união.

 

 

O governador do Pará, Helder Barbalho, destacou o caráter de união do povo brasileiro nesse momento de celebração do 7 de Setembro. “Este é um momento muito importante, é o Brasil valorizar a sua história, valorizar este momento de independência do país e fazer deste gesto um fortalecimento cívico, um fortalecimento à brasilidade, ao amor à pátria, ao respeito à bandeira, ao respeito às instituições do nosso país, valorização da democracia e pregar a união de todos os brasileiros em torno de uma país forte, de um país justo em que a sociedade possa estar toda unida em torno das causas que são caras ao Brasil e, particularmente, manter viva a história , a memória e as tradições”, destacou o governador.

 

 

O Comandante Militar do Norte, General Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, ressaltou a sua “satisfação em participar em seu primeiro ano, aqui, do desfile cívico-militar”. “A data da independência é a data mais importante para uma nação e para nós não é diferente. Então, o nosso 7 de setembro hoje está tendo a participação massiva da nossa sociedade, nossos patriotas, aqueles que estão sempre torcendo pelo futuro da sua nação compareceram, aqui, numa integração muito boa com a sociedade, com os colégios. Enfim, uma festa, realmente, digna do nosso Dia da Independência”, disse o comandante. “Nós somos uma instituição de estado, somos apolíticos e nada mudou. O nosso 7 de setembro, este ano, foi igualzinho aos outros. E ficamos muito felizes com a participação popular de todas as matizes, nós não temos distinção porque nós somos instituição de estado. Então, só felicidade, só alegria no dia de hoje para toda a nação brasileira”, complementou.

 

 

As Forças Armadas puxaram o desfile com seus pelotões representantes dos destacamentos de céu, mar e terra. Pelo Exército 1.200 militares participaram do desfile, com destaque para a presença de um general da Guiana Francesa, um cadete da Academia Militar das Agulhas Negras e, ainda, 450 alunos do Colégio Militar de Belém. Pela Força Aérea Brasileira (FAB) desfilaram 455 militares, representando nove organizações militares e dois esquadrões aéreos, e pela Marinha desfilaram 256 militares passaram pela avenida e também apresentaram ao público embarcações utilizadas nas fiscalizações do tráfego aquaviário e inspeções navais da Marinha do Brasil.

 

 

O desfile de celebração da Independência do Brasil contou também com a participação das forças integrantes do sistema de segurança pública do estado. Foram 362 militares do Corpo de Bombeiros Militar, distribuídos em cinco pelotões representando as atividades de salvamento, combate a incêndio, defesa civil, guarda-vidas; 460 policiais militares, integrantes dos grupamentos a pé, motorizado e montado da Polícia Militar, além da banda de música da PM, 14 viaturas, 16 motocicletas, 06 diciclos, 01 ônibus e 3 carretas, que passaram pela avenida. Já a Polícia Civil participou do desfile motorizada, com 10 viaturas no decorrer do percurso, entre elas um blindado, viatura da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e um veículo do acervo da polícia.

 

 

 

Foto: Natalia Almeida

 

Por: Avelina Castro

 

 


FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok