10/09/2023 - 15:01

Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes inicia neste sábado (09) em Belém

 


 

A Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes chega à sua 26ª edição com um grande público participando da programação, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, neste sábado de abertura (09).
Uma das principais fontes de fomento à literatura no Pará, a feira inicia hoje (09) e se estende até o dia 17 de setembro, com uma ampla programação. Na edição deste ano, os homenageados são a artista e escritora castanhalense, Heliana Barriga, e o jornalista, advogado e poeta cametaense, Salomão Larêdo. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e a visitação ocorrerá sempre das 9h às 21h, com entrada gratuita. Informações sobre a programação podem ser conferidas no Instagram pelo @feiradolivroedasmultivozes.


O diretor da Secult, Júnior Soares explica que o evento trabalha com toda a cadeia produtiva do livro: do escritor, na ponta, que é o fazedor, até o público que consome livros. “Mas nós temos nesse meio também o professor, que dissemina essa literatura na sala de aula – e que recebe incentivo do governo, com o credilivro, para que ele compre livros e se atualize na sua didática, no seu dia-a-dia da escola – mas ao mesmo tempo a gente tem as editoras e livrarias presentes, pois 40% do que tem, aqui na feira, é de editoras e escritores paraenses, que comercializam os livros dos escritores, e temos o público infantil, o jovem, que vem das escolas para assistir e participar de uma mediação de leitura, além do espaço infantil. Ou seja, a gente procura atender a todas as pessoas que trabalham com livro e literatura dentro dessa cadeia produtiva do livro e da leitura”, destaca o diretor.

 

O homenageado Salomão Laredo destacou a parceria que ele tem com a também homenageada, Heliana Barriga. “Eu e a Heliana Barriga a gente caminha junto desde o começo, da fundação da Associação Paraense de Escritores, e ela faz muito bem literatura infanto-juvenil, com os muitos títulos que ela tem, é um segmento importantíssimo e necessário e que é exatamente aí que a gente forma o leitor, com senso crítico, para chegar no autor Salomão Laredo, da ficção e do romance, que é um trabalho mais alentado, que é preciso ter muito mais um estofo de conhecimento e leitura, com formação do leitor, para o trabalho que eu faço, que é falar do povo paraense, do cotidiano das pessoas. E a minha leitura é para maiores de 21 anos. Então, se a literatura dela começa com a criança, a minha é para maiores de 21 anos. O
importante, aqui, é a gente tá valorizando o que é nosso!”, destacou Laredo.

 

A escritora e poeta, Telma Cunha, destacou a importância de ter o trabalho exposto na feira. “Eu acho que a feira é a grande vitrine para o escritor paraense porque aqui a gente faz contato, a gente conhece pessoas e daqui propaga a nossa palavra para outros lugares. Eu mesma cheguei nesse mundo das palavras, aqui na feira. Eu vim como autora, conheci o Juraci Siqueira, mostrei o meu material para ele e no ano seguinte eu já estava aqui como autora. Eu já tenho sete livros publicados e todos eu lancei aqui na feira. Então, eu tenho muita alegria de ter esse corpo-a-corpo com os leitores!”, conta a escritora.

A empresária Juli Reis estava com a família visitando a feira e destacou que a compra tem gostos bastante variados entre cada um dos membros. “Aqui, a gente já comprou livros infantis, livros de saúde e sobre Medicina, e também de Direito e da área penal. E eu achei tudo muito bom porque tem todo tipo de livro, da diversão ao terror, a magia, e tá tudo aqui disponível para todos”, diz a leitora.

Este ano a feira está com 229 estandes de livros, 138 empresas, sendo 42 editoras, 37 livrarias e 59 distribuidores de livros. Destas empresas, 60 são do Estado do Pará. Serão cerca de 2 mil vagas de empregos diretos e indiretos gerados durante o período da montagem e realização da Feira. A estimativa de vendas é de 750 mil exemplares de livros, movimentando aproximadamente, R$18 milhões em negócios.


Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará


Por: Avelina Castro


FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok