10/09/2023 - 15:10

Colégio Santo Antônio celebra 146 anos com projeto “Humanizar”

 


 

O Colégio Santo Antônio, em Belém, realizou atividades de conscientização sobre buylling, fake news e outras temáticas sociais, em celebração aos seus 146 anos de atividade educacional, em Belém. O projeto “Humanizar” teve suas ações educativas e de conscientização social realizadas neste sábado (09) e reuniu estudantes de todos os anos escolares, além de professores e profissionais da educação que constroem a história do colégio nesse quase um século e meio de fundação.


O Projeto Humanizar faz uma importante reflexão social, com base nas mudanças pelas quais passou a sociedade e tomando como base o contexto atual, em especial no campo midiático. Nas redes sociais do colégio, um texto destaca o sentido do projeto: “O Tempo passa e as regras também. Hoje, vivemos a era das chamadas redes sociais. Por isso, se torna necessário refletir e olhar para nós. Assim como a Campanha da Fraternidade 2023 apresenta como tema “ Fraternidade e Fome”, este projeto nasce com a intenção de despertar o espírito comunitário de educar para a vida em
fraternidade a partir da justiça, do amor, renovando à consciência de responsabilidades sociais em ambos aspectos”, destaca o texto.

 

O coordenador do evento, o professor de História, Antonio Pantoja, ressalta que “humanizar significa sensibilizar o outro, pensar no outro, e que é isso que foi trabalhado com os alunos do colégio durante as atividades. “O objetivo é fazer com que nós, em uma geração tão preocupada com a tela, com a velocidade das redes sociais, possamos olhar para o nosso dia a dia e fazer o bem ao outro porque isso é também fazer o bem para você mesmo”, explica o coordenador. “Nós também estamos em comemoração aos 146 anos do Colégio Santo Antônio e nada melhor para comemorar do que sensibilizar esse público para ser um público protagonista”, complementa.

 

O aluno do oitavo ano, Antonio Gabriel Pastana Tavares, aprovou a ideia do evento. “O projeto tem um objetivo muito bom, que é conscientizar sobre o buylling e sobre os grandes problemas que ele causa na escola e que pode traumatizar muito as crianças. Isso é muito importante porque conscientiza e faz com que a gente pense melhor e tenha mais empatia em relação às pessoas, não faça buylling e quando a gente ver buylling denunciar”, diz o aluno.

A aluna do terceiro ano, Vitória Carrera, concorda com Antonio e também aprovou a proposta do projeto. “Eu acho importante porque nesses tempos em que a gente está com muitos problemas sociais, como a questão das fake news, o projeto humanizar acaba sendo tanto uma forma da gente unir as pessoas como também da gente valorizar a nossa cultura, a nossa arte, o que é profundamente importante para a gente construir uma sociedade boa, saudável e que vai seguir daqui para o futuro de forma saudável”, avalia Vitória. “O relacionamento humano é profundamente importante porque nós vivemos em sociedade. Então, não dá para viver de forma tão individualista, e entender que as relações humanas são necessárias é profundamente importante”, acrescenta.


A professora de Artes, Carla Barroso, que também coordenou atividades no evento destaca: “Como o projeto já diz a gente tenta humanizar os alunos por meio de conscientização de coisas básicas da nossa sociedade. Eu como professora de Artes, junto com o professor Aldair, de História e a professora de Educação Física, tentamos trazer essa questão da conscientização dos vários tons de pele que o povo brasileiro tem. Então, o nosso trabalho é autorretrato “Meu autorretrato é a cara do Brasil” e aí nós trabalhamos a partir das referências de duas artistas: Angélica Das, com o projeto Humanai e a Adriana Varejão, com o projeto Povo. E aí nós pegamos essas duas referências para tratar da conscientização desses tons de pele com uma turma do sexto ano, que já está nessa fase de ter essa consciência sobre a diversidade do povo brasileiro”, conclui a professora.

O Colégio Santo Antônio foi fundado em 3 de setembro de 1877 pelas Irmãs Dorateias. É uma das unidades de ensino mais antigas pertencentes ao Grupo Doroteias. Ao longo de quase um século e meio de existência, o Santo Antônio
manteve a linha educativa de ensino pela via do coração e do amor, buscando acomodar as tendências e inovações educativas. A instituição trabalha com uma clientela mista, na faixa de 1 ano e seis meses a 17 anos (educação infantil ao ensino médio).


Foto: Divulgação/Doroteias Brasil


Por: Avelina Castro


FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok