11/09/2023 - 16:19

Autores paraenses são os homenageados na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

 

 

 

 

 

 

A 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes começou no sábado (9) e, nesse dia, a programação celebrou e debateu o trabalho dos autores homenageados, Heliana Barriga e Salomão Larêdo. A Arena Multivozes ficou lotada e, quem esteve lá, pode conferir a apresentação do grupo Ayvu Rapyta, em alusão a obra de Heliana Barriga, responsável por trazer o universo mágico e poético para o público.

 

"Eu fico muito feliz. E vendo tudo isso acontecer por algo que é natural do meu trabalho é mais gratificante. A Feira do Livro pra mim sempre foi um país, o país da alegria. Acredito que cada ano fica melhor", comentou Heliana Barriga, uma das homenageadas deste ano na Feira do Livro.

 

“Todos os anos eu acompanho a feira e nessas últimas edições tenho observado o resgate da produção local. Então, esse sarau, esse momento aqui foi maravilhoso, porque a gente pôde observar a artista homenageada, poesias que foram escritas por ela. E com uma temática voltada para o público infantil, as vestimentas, até o diálogo voltado para as crianças, foi interessante ver elas participarem, absorveram todo o conteúdo, responderem as perguntas”, disse a professora de história da rede estadual, Maria Franco.

 

Em seguida, foi a hora do Papo, Prosa e Verso “Entre rios, cidades e cabarés: a pluriversidade amazônica na obra ficcional de Salomão Larêdo”, que reuniu professores para debater algumas das obras do autor, também homenageado na feira. "Um autor como eu, que vem do interior, da beira do rio, da beira da estrada, representando a minoria, o negro, o índio, a mulher, o pobre, estar participando desse momento é maravilhoso. Temos que começar a entender que valorizando a nossa cultura, a população cresce, crescendo a nossa cultura nos desenvolvemos mais com educação", disse Larêdo.

 

A professora Marcilene escolheu os títulos “Antônia Cudefacho” e “Cabaré dos bandidos”, que em breve será adaptado para o cinema. Já Wanúbya trouxe as obras “Vila do Carmo” e “Banhos de Rio”, a conversa foi mediada por Lucilena Gonzaga. “É uma honra participar da 26ª Feira Pan-Amazônica do livro e das Multivozes, especialmente por homenagear um escritor que apresenta as várias vozes do povo paraense. Então, a gente divulga, chama, porque a gente quer realmente que esses autores sejam conhecidos. O Salomão Larêdo está aqui, é nosso, precisa ser divulgado", frisou a professora Wanúbya Moreira.

 


 

 

 

 

 

Foto: Pedro Guerreiro / Agência Pará


Por: Vanessa Fortes

 


FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok