12/09/2023 - 16:25

Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes tem programação inclusiva


 

A 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes tem programação inclusiva e de valorização de pessoas com deficiência. Nesta segunda-feira (11), as vozes da diversidade e inclusão estiveram presentes com apresentações, rodas de conversa, shows e muito mais. Na Arena Multivozes foi debatido o importante tema “Papo, prosa e versos - Limitante é o capacitismo, não a deficiência”, abordado pela dançarina cadeirante Aliny Rosa e pelo potiguar Ivan Baron, conhecido como influenciador da inclusão, que aborda o tema de maneira informativa e bem humorada para os milhares de seguidores nas redes sociais.

A bailarina Aliny Barbosa, fez uma belíssima homenagem à Carmen Miranda e destacou a importância da representatividade das pessoas com deficiência em todos os espaços para combater o preconceito. “A gente tem que ocupar todos os espaços e estar, aqui, mostrando a nossa arte é também uma maneira de quebrar as barreiras do preconceito, porque as pessoas acham que as pessoas com deficiência não podem realizar algumas atividades artísticas, não podem ser artistas, não pode ser bailarino. Então, a gente está aqui para mostrar totalmente o contrário, que a gente pode ser bailarino, pode ser artista, pode ser o que quiser”, destaca a artista.

Outro exemplo de diversidade presente na Feira foi a presença dos irmãos Santos, que têm Transtorno do Espectro Autista (TEA) e fizeram apresentações compartilhando os seus talentos com o público. “Sensibiliza bastante o público porque a gente consegue mostrar quanto potencial a gente tem e quanto talento a gente pode estar desenvolvendo conforme o tempo e o tratamento”, enfatiza o desenhista Gabriel Santos.

 

O coordenador do projeto de inclusão “Lamparina Acesa e Literatura Acessível”, Clóvis Martins, ressalta a importância desses espaços para conscientizar a sociedade. “Esse é um serviço gratuito do projeto Lamparina Acesa e Literatura Acesa, que teve origem na Universidade Estadual do Pará (Uepa) e, hoje, tem parceria com outras universidades, no qual nós oferecemos cursos gratuitos sobre como produzir e como trabalhar de forma inclusiva com acessibilidade para pessoas com deficiência”, ressalta Clóvis Martins.

Maria do Céu Martins, da organização da 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, conta que o evento foi todo pensado para agregar todas as vozes, incluindo as pessoas com deficiência. “As discussões das mesas, a arena das artes, a participação de todas as escolas, os convidados dos espaços têm todos os recuos e adaptações para garantir a acessibilidade e a recepção de cadeiras de roda. Enfim, a feira é uma inclusão no todo”, conclui a organizadora do evento.


Foto: Reprodução TV Cultura


Por: Avelina Castro


FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok