17/09/2023 - 10:45
Instituto Pavulagem inicia ensaios para o Arrastão do Círio 2023
.
Chama o Pavulagem, Vaqueiro! É isso aí, brincantes, o "Arrastão do Círio 2023" já tem data confirmada. Dia 7 de outubro, o tradicional cortejo do Arraial do Pavulagem sairá pelas ruas da capital paraense em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. E para isso, o Instituto iniciou os ensaios para que a população faça parte desse momento junto com o Batalhão da Estrela.
“Esse ano a gente tá vindo com uma novidade que é a vivência artística. Mais ou menos 50 brincantes vêm fazendo uma movimentação cênica, e trazendo para o público uma visualidade da natureza e o que ela traz pra gente: rios, árvores, pássaros e todo o contexto da Amazônia. Vai ser nosso grande diferencial dentro do Círio. A gente espera um público legal pra brincar com a gente. Vai ser ótimo pra quem vai assistir e pra quem vai brincar”, Hudson dos Passos, Instrutor do Arraial.
O evento tem algumas características diferentes dos famosos Arrastões Juninos do Pavulagem. No lugar do Boi, o brinquedo protagonista é a Barca de Miriti, em referência à Romaria Fluvial. Há também elementos cênicos e personagens específicos da época do Círio de Nazaré. E a pequena grande Ísis Seabra, desde os dois anos de idade, é apaixonada pelo Pavulagem. A estudante, de 7 anos, é uma das 600 pessoas do cortejo do Batalhão das Estrelas. "É muito legal! Eu nunca vi tanta coisa colorida. Sempre amei o Pavulagem desde os dois anos e sempre me inspirei nele. Nunca faltei nos ensaios e já me sinto grande na perna de pau", disse.
Outro exemplo é o trajeto do cortejo nazareno, que sairá da Boulevard Castilhos França, após a passagem de Nossa Senhora de Nazaré, e vai até a Praça Dom Pedro II, onde a banda se apresenta com convidados especiais. “Com o Arrastão do Círio deste ano, nossa ideia é proporcionar uma oportunidade para celebrar a rica cultura da Amazônia em cenários icônicos e historicamente significativos do coração de Belém. Pra nós, organizar essa ‘procissão cultural’, inspirada na celebração religiosa, é uma maneira de prestar homenagem à história do nosso povo, que anualmente torna o Círio uma festa tão emocionante e de importância global”, afirma Ronaldo Silva, Fundador do Instituto Arraial do Pavulagem.
Durante os ensaios, o Instituto Arraial do Pavulagem recebe doações de produtos de higiene pessoal. Essas arrecadações vão ser encaminhadas para as crianças atendidas pelo Projeto Social do Instituto, Cordão do Galo, lá de Cachoeira do Arari na Ilha do Marajó.
Foto: Rafael Amaral / Ag. Pará
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725