28/09/2023 - 15:19
Grupo de percussão Sagrama realiza oficina na Usina da Paz Jurunas/Condor
O grupo de percussão de Pernambuco, Sagrama, realizou em Belém a Oficina de
Percussão com Materiais Reciclados e Ritmos Nordestinos, nesta quarta-feira (27). A oficina foi
realizada na Usina da Paz Jurunas/Condor e as crianças e jovens participantes aprenderam a
construir instrumentos musicais com garrafas pet, latas de tinta, garrafões de água mineral e
outros objetos do dia-a-dia.
Percussionista do grupo Sagrama desde a sua fundação, Tarcísio Resende, foi o ministrante da atividade e explica a ideia de trabalhar com os instrumentos reciclados. “Para mim é um privilégio estar aqui em Belém, onde a gente veio eaproveitar um pouco de lixo, sucatas, materiais recicláveis e objetos para transformar em instrumentos percussivos. Uma garrafa pet a gente transforma em maracas mineiros; botijões de água e latões de tinta se transformam em tambores e uma frigideira vira um tamborim. Foi uma farra!”, destaca o músico. “A ideia é a gente aprender a reaproveitar, saber que a gente pode reaproveitar materiais que poderiam ter ido para o lixo e transformar, não só em instrumentos musicais, como também em objetos de decoração e outros produtos”, complementa.
A estudante Elma Santos foi uma das mais de 60 participantes da Oficina de Percussão com Materiais Reciclados e Ritmos Nordestinos. Assim como ela, alunos de escolas públicas da comunidade e frequentadores das atividades da Usina da Paz aprenderam a construir ganzás e maracas com garrafas pet, tamborins com latas de tinta, tambores com garrafões de água mineral e baquetas com bolas de meia. Além disso, os participantes também exercitaram a percussão ao som dos ritmos típicos do Nordeste, como o coco e a ciranda. A experiência foi elogiada pela estudante: “eu aprendi a construir maraca e para mim isso foi muito importante porque eu já faço parte de uma banda e aprender a construir instrumentos foi muito útil para mim”, comemorou a estudante.
Maria Eduarda Rodrigues também participou da oficina e também avalia como positivo o aprendizado de reutilizar materiais que iam para o lixo e transformá-los em instrumentos musicais. “A reciclagem é muito importante porque a gente pode fazer vários instrumentos e ajuda bastante o planeta porque reduz o lixo e também contribui para reduzir a poluição”, avalia a estudante. “Eu construí um maraca feita com garrafa pet, arroz e cabo de vassoura e ficou lindo”, complementa.
O Sagrama é uma orquestra que vem da música erudita e mergulha nesse universo da música popular de Recife, de Pernambuco e do Nordeste. O grupo trouxe para Belém na bagagem uma oficina com o material reciclado em que as crianças constroem instrumentos de percussão com materiais reutilizados e tocam.
Foto: Reprodução TV Cultura
Por: Avelina Castro
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725