19/10/2023 - 17:25

Conheça o projeto “Inocência Roubada”, finalista do Prêmio Innovare

Iniciativa existe desde 2011


 

O Projeto Inocência Roubada, conduzido pelo juiz Deomar Barroso, da Vara de Execuções Penais da Região Metropolitana de Belém, está classificado como finalista da categoria “Juiz” à edição 2023 do Prêmio Innovare. A iniciativa existe desde 2011.
“Eu digo que o Innovare é o Oscar da justiça brasileira. Não existe premiação mais importante. Ser finalista já é ser vencedor. O que nós queremos é divulgar o projeto a nível Brasil. Se você for pesquisar, não há projeto de busca ativa de crianças abusadas ou que sofreram algum tipo de violência”, destacou o juiz, Deomar Barroso.

O projeto tem como objetivo qualificar professores(as) para que eles notem elementos indicativos de eventual contexto de violência sexual contra crianças e adolescentes. São fornecidas informações pedagógicas, psicológicas e jurídicas, de modo a atuarem com segurança e efetividade diante de uma eventual comunicação relacionada a uma criança vítima do abuso sexual.
“O papel dos professores nessas situações é muito importante, porque é através deles que a gente consegue fazer a denúncia. Os sinais geralmente aparecem quando eles sentem confiança em nós”, ressaltou a professora Patrícia Pacheco.

De novembro de 2022 a outubro de 2023, vinte e uma escolas da SEMEC/Prefeitura Municipal de Belém receberam visitas do projeto Inocência Roubada, além de uma em Barcarena e três escolas da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), localizadas na Região Metropolitana de Belém.
“A gente fica muito feliz em participar desse projeto. Nós estamos com as crianças todos os dias e, além de estarmos com eles, nós criamos um vínculo de confiança com eles. A maioria dos abusos ocorrem em casa. Então, é muito mais fácil para os professores, que estão fora da casa deles, fazerem a denúncia, disse a professora Valéria Castro, diretora da escola Amância Pantoja, onde o projeto está atuando. O disque 100 é o número disponibilizado para fazer denúncias.

Prêmio Innovare
A premiação possui o intuito de identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Ao todo, 773 práticas concorreram neste ano. As finalistas são dos seguintes estados: São Paulo, Amazonas, Maranhão, Rio Grande do Sul, Pará, Sergipe, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná e Distrito Federal.




Foto: Reprodução


Por: Mateus Miranda


FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok