25/10/2023 - 13:20
Governo entrega viaturas para ampliar o combate à violência doméstica no Pará
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entregou mais dez viaturas rosas, para ampliar e fortalecer as ações de enfrentamento à violência doméstica e contra a mulher no Pará. As viaturas são caracterizadas para ações exclusivas do programa Pró-Mulher Pará e foram entregues nesta terça-feira (24), no Palácio do Governo, em Belém. Na ocasião, também foi entregue um micro-ônibus para a Universidade do Estado do Pará (Uepa), Campus de Marabá, na região Sudeste.
A vice-governadora Hana Ghassan destacou a importância desse reforço ao programa e para o combate à violência doméstica no Estado. “Nós estamos ampliando o Programa Pró- Mulher, que é uma ferramenta muito importante de combate e prevenção à violência contra a mulher no nosso Estado. O programa garante um atendimento especializado àquela mulher que está sofrendo violência doméstica ou que está prestes a sofrer. E, dentro desse programa, as nossas viaturas rosas garantem agilidade no atendimento, para dar acolhimento à mulher, e também viraram um símbolo do programa”, destaca a vice-governadora.
As novas viaturas rosas representam um investimento total foi de mais de R$ 1, 2 milhão, resultado da parceria entre os governos federal e estadual. Os municípios contemplados foram: Ananindeua, Belém, Itaituba, Paragominas, Redenção e Tucuruí, para fortalecer especialmente as ações de combate à violência doméstica.
O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destaca que houve uma redução nos índices de violência contra a mulher, no Pará, a partir do lançamento do Pró-Mulher Pará. “Nós conseguimos indicadores favoráveis, sabendo que a gente pode buscar melhorias justamente com mais essa entrega das dez viaturas, que atenderão pelo menos seis municípios. Assim, totalizamos pelo menos 25 viaturas dessas empregadas nas ações, em mais de dez municípios já atendidos, para que possamos ampliar as ações, garantir proteção à mulher, prevenir e coibir qualquer criminalidade que ocorra contra às mulheres em nosso Estado”, avalia Machado.
Lançado há um ano e sete meses na Região Metropolitana de Belém, e posteriormente em municípios do interior, o Pró-Mulher Pará é um dos pilares na facilitação do atendimento às vítimas de violência doméstica, e já está presente nos municípios de Abaetetuba, Ananindeua, Altamira, Barcarena, Belém, Bragança, Marituba, Marabá, Santarém, Paragominas e Tucuruí. Agora, com a chegada dos novos veículos e após as capacitações, será expandido para Redenção e Itaituba, contemplando cidadãs paraenses em dez das doze regiões de Integração.
O comandante da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, destacou a importância desse reforço para o programa Pró-Mulher Pará em outros municípios paraenses, além da capital. “Nós já capacitamos 600 policiais em todo o estado e, hoje, estamos aumentando a nossa capacidade de atuação, com essas viaturas, ampliando os atendimentos, não só na capital, como também no interior do estado, onde a gente tem uma maior incidência desses crimes de violência contra mulheres. A gente já tinha as estruturas físicas e com os concursos públicos teremos condições de ampliar, ainda mais, esse atendimento humanizado às mulheres e, assim, poder reduzir o número de feminicídios no Estado”, conclui o comandante da PM.
Foto: Augusto Miranda/Agência Pará
Por: Avelina Castro
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725