01/11/2023 - 16:21
Fundação Santa Casa usa manequim 3D para o “Teste do Olhinho”
Ideia foi desenvolvida para auxiliar profissionais de saúde no ensino e compreensão do exame
Aprovado em 2018, o modelo foi desenvolvido para auxiliar profissionais de saúde no ensino e compreensão do reflexo vermelho ocular, além de diminuir os custos do processo.
“A gente tem na Santa Casa uma média de 900 a 1000 mil partos por mês. Então, é importante a gente detectar precocemente um problema visual para encaminhar a um especialista”, explica Maurício Leonardi, criador do projeto e médico pediatra da Santa Casa.
O modelo é composto por uma representação da cabeça, pescoço e parte superior do tronco infantil. Integra globos oculares projetados para simular o reflexo vermelho, a catarata congênita e o retinoblastoma. Os globos contêm um sistema elétrico composto por diodos emissores de luz (LEDs) que, em conjunto com resistores dependentes de luz (LDR), permitem uma representação visual precisa das condições oculares mencionadas, auxiliam no aprendizado e na explicação de referências anatômicas.
“Eu fiquei muito empolgado quando soube do projeto. Com certeza agregou muito para mim e para todos que participaram”, disse o estudante de medicina Jorlan Miranda. Aspecto que é reforçado por Anna Luiza, residente da ala de pediatria da Santa Casa.
“Esse exame faz parte da rotina tanto do médico pediatria quanto do residente. Ter o contato e fazer esse treinamento antes é de fundamental importância porque a gente tem a noção das alterações para identificar na prática e aplicar nas crianças”, afirmou a residente.
O Teste do Reflexo Vermelho (TRV), ou, como conhecido popularmente, Teste do Olhinho, está nos planos de saúde desde 2010 no Brasil e instituído por lei desde 2017.
Foto: reprodução
Por: Mateus Miranda
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725