07/11/2023 - 10:50
Revelação da TV Cultura do Pará, comentarista esportivo mulher e nortista conquista espaço em rede nacional
A comentarista esportivo da TV Cultura do Pará, Giordana Krumpanzer, foi uma das convidadas a participar do programa No Mundo da Bola, da TV Brasil, exibido em rede nacional na noite do último domingo (05). No comando do apresentador Maurício Costa, o dominical também contou com a participação do jornalista Alexandre Vasconcelos que, juntos, debateram os destaques da final da Conmembol Libertadores, Campeonato brasileiro e outros temas do mundo do esporte.
O jogo final da Libertadores da América, que movimentou o mundo da bola na américa latina, disputado entre o clube brasileiro Fluminense e o argentino Boca Juniors, no último sábado (04), teve destaque no programa e foi muito bem analisado por Giordana, que aplicou os conhecimentos táticos e de desempenho nos comentários. O espaço conquistado pela comentarista tem uma representatividade fundamental para que mais mulheres conquistem o espaço na cobertura do futebol brasileiro e internacional.
Advogada de formação, Giordana foi revelada pela TV Cultura do Pará, emissora pública e educativa do Estado, que, uma vez observado sua habilidade frente às câmeras e seu domínio sobre o futebol mundial, abriu espaço para que a servidora experimentasse novos caminhos. Foi ganhando espaço com participações no programa Esporte Cultura e, hoje, aos 26 anos, faz parte oficialmente da equipe de comentaristas da casa que atua em transmissões de futebol, a única mulher no estado a assumir essa posição na televisão paraense. Atualmente a profissional se dedica nos estudos de analista de desempenho, promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
“A importância é justamente a visibilidade da mulher nesse meio, é um mercado muito escasso, o mercado da mulher no esporte de todas as modalidades é muito limitado, e a visibilidade nacional vai mostrando que cada vez mais a gente está ocupando esse espaço, que tem mão de obra sim, as mulheres estão se especializando, estão tomando conta, tem pleno domínio do assunto, então precisamos desse espaço para mostrarmos nosso trabalho e para que tenhamos oportunidades”. Defende Krumpanzer.
A oportunidade conquistada pela comentarista gera o sentimento de esperança em outras mulheres que galgam o mesmo caminho como Melbya Rolim, outra revelação da Cultura Rede de Comunicação, ela é estagiária do setor de jornalismo da emissora e sonha em ser narradora de partidas de futebol. A figura feminina e nortista em um programa nacionalmente exibido reforça uma corrente de expressão, visibilidade e representatividade feminina.
“A participação dela foi excepcional e, sinceramente, dá esperança pra gente, principalmente quanto mulher, paraense, nortista, pois não temos uma visibilidade tão grande. A Cultura Rede de Comunicação vem dando essa oportunidade pra gente, não a toa ela chegou no patamar de poder comentar em rede nacional a final de um campeonato continental, creio que tenha sido uma das coisas mais especial que aconteceu na vida dela”. Acredita Melbya Rolim
Para o titular da Cultura Rede de Comunicação, Miro Sanova, a representatividade impulsionada pelo veículo de comunicação cumpre uma das funções essenciais de uma emissora feita para o povo. “É um grande prazer liderar um local onde temos diversas possibilidades de trabalhar todas referências de inclusão possíveis. Aqui na Cultura nós temos talentos de todos os tipos e utilizamos todos de maneira igual. Toda nossa equipe de esporte é extremamente competente e as mulheres que ajudam a compor esse quadro são excepcionais, parabéns pelo desempenho brilhante da Giordana e tenho certeza que ela será exemplo pra muitos outros talentos femininos do nosso esporte”.
Foto: Reprodução
Por: Raiana Coelho
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725