08/11/2023 - 16:40
De Icoaraci para o Vaticano: Presépio Amazônico chega às mãos do Papa Francisco
Um encontro com o Papa Francisco na tarde da última segunda-feira, 06, na Sala Paulo VI, no Vaticano, marcou a vida de 7.500 crianças de 84 países, dos cinco continentes do mundo. 8 crianças brasileiras participaram do evento “Aprendamos com as crianças”, entre elas os paraenses, Ana Carolina Araújo Farias, 15 anos, e o irmão Antônio Araújo Farias, 9 anos, que moram em Belém. O convite para a família chegou durante a quadra nazarena.
“Eu recebi uma ligação em plena a Trasladação, e me perguntaram se eu tinha disponibilidade de estar com meus filhos em um encontro com o Papa. Fiquei emocionadíssima e honrada com o convite. E para as crianças é um momento que vai se tornar inesquecível”, disse Cristiane Araújo, Secretaria do Regional Norte 2, da CNBB.
Após a confirmação, começaram os preparativos para o grande dia, incluindo um presente para o Santo Padre, que uniu a Família da Cristiane com a Cerâmica Família Sant’ana. “Veio na minha cabeça algo que pudesse representar a nossa religião, e veio a ideia de fazer um presépio com as características indígenas, quilombolas, ribeirinha. Tenho certeza que o Papa vai se emocionar muito”, completou Cristiane.
“É uma honra muito grande! A gente tem a consciência que quem opera milagre na nossa vida é Jesus, mas a gente acredita muito na intercessão de Nossa Senhora. Eu nunca pensei que com meu ofício eu pudesse exercitar um pouco do que eu acredito”, contou Guilherme Sant’ana, Mestre Ceramista
Sandro trabalha como escultor há mais de 30 anos. Ele foi o responsável por moldar as peças do presépio e levou dois dias para finalizar a criação. “Tudo o que eu fiz foi manual; dei todo aquele detalhe ribeirinho. Eu coloquei carinho neles e fico muito feliz quando uma peça minha chega longe. E quando eu ver essa peça na mão do Papa vou ter orgulho em dizer que foi eu que fiz”, contou emocionado.
Na Cerâmica da Família Sant’ana o acabamento cuidadoso foi ganhando forma. As nove peças passaram pelo ciclo da queima, que durou mais de oito horas a uma temperatura de quase mil graus. As mãos habilidosas do Sandro deram colorido e traços da Amazônia à Família do Menino Jesus. Foram seis dias intensos de produção de um coletivo de artesãos do Paracuri, Distrito de Icoaraci.
As peças foram embaladas em uma caixa feita da palmeira do Miriti. O Presépio Amazônico foi para as mãos do Papa com um descritivo impresso no papel reciclado, produzido com madeira de reflorestamento. Esse presente para o Santo Padre carrega a marca da Amazônia sustentável que queremos para as futuras gerações.
Finalizado o trabalho, o presente foi passado para o pequeno Antônio. No dia do evento, as crianças da delegação brasileira brilharam na celebração com o sumo pontífice. Cantaram uma música inspirada na encíclica Laudato Si do Papa Francisco. Elas também pediram Paz para o mundo e cuidado com a natureza. O Pontífice agradeceu. “Muito obrigado a todos vocês por terem vindo, aos seus acompanhantes e aos organizadores deste evento”, concluiu Papa Francisco.
Foto: Vanessa Fortes
Por: Andreia Teixeira
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725