09/11/2023 - 11:55
Predador à vista: peixe-leão já foi encontrado na costa paraense e em mais sete estados brasileiros
A Confederação Brasileira de Pesca e Aquicultura (CBPA), apresentou ao Ministério da Pesca e Aquicultura um estudo que mostra a presença do peixe-leão na costa do Pará e de outros sete estados brasileiros. A reunião aconteceu na última terça-feira (7), e teve por objetivo pedir ao titular da pasta, o ministro André de Paula, a tomada de medidas para controlar a invasão do animal.
Originário dos oceanos Índico e Pacífico, o peixe-leão foi introduzido indevidamente no oceano Atlântico. Carnívoro voraz, ele se alimenta de outros peixes do mesmo tamanho e, por não possuir predadores naturais nas águas brasileiras, sua
presença vem causando sérios desequilíbrios ambientais.
Segundo a CBDA, além do Pará o peixe-leão já foi encontrado nos estados do Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, sendo necessário controlar o avanço do animal para evitar que ele chegue a regiões mais vulneráveis, como a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, em Pernambuco.
O Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), informou que tem realizado o manejo e a captura do animal nos locais onde ele foi avistado.
Foto: Yusuf Kayaoglu / Getty Images
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725