10/11/2023 - 15:00

Novembro Azul: campanha alerta para os cuidados com a saúde do homem

Durante todo o mês, ações e serviços são intensificados para conscientizar os homens sobre a importância do

autocuidado e da busca por atendimento médico

 

 

 

 

Em novembro, o mundo se veste de azul para alertar a sociedade sobre um tema importante e que, muitas vezes, acaba sendo um tabu entre o público masculino: a importância de cuidar da saúde e prevenir doenças. Esse é o alerta da campanha Novembro Azul, promovida no Brasil pelo Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) que busca desmistificar preconceitos e promover a conscientização dos homens sobre o autocuidado.

 


O movimento Novembro Azul teve início na Austrália, em 2003, e chegou ao Brasil em 2011, por iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de alertar sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce do câncer de próstata. O alerta sobre a doença permanece até hoje, já que o câncer de próstata é a segunda doença que mais mata homens no mundo, porém, a campanha ganhou maiores proporções e passou a debater a saúde integral do homem.

 


Atualmente, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) ampliaram as ações da campanha, transformando-a no maior movimento em prol da saúde masculina. O objetivo é incentivar a prática do autocuidado como forma de prevenir não só o câncer de próstata, mas também diversas doenças, estimulando os homens a adotarem hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas, alimentação saudável, eliminação do tabagismo, controle do consumo de álcool, visita regular aos serviços de saúde e uso de preservativos nas relações sexuais.

 


No Pará, a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), orientada pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) do Ministério da Saúde, também está promovendo ações da campanha Novembro Azul. Com o tema “Sou do time de quem se cuida, pratico hábitos saudáveis”, a Sespa realiza um calendário de ações em unidades de saúde, praças, canteiros de obras, Usinas da Paz e outros espaços, a fim de incentivar os homens a adotarem o autocuidado e buscarem atendimento especializado.

 


Câncer de Próstata


O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Atualmente, é a segunda causa de morte por câncer na população masculina no Brasil, o que reafirma a sua importância epidemiológica no país.


A doença tem como principais fatores de risco a idade avançada (sendo mais incidente em homens a partir dos 60 anos), o histórico familiar de câncer de próstata e a obesidade, por isso, o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis são as principais formas de prevenção. Em qualquer idade é importante estar atento a alguns sintomas, como dificuldade em urinar, presença de sangue na urina, diminuição do jato de urina, demora para começar e terminar de urinar ou a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Nesses casos, o indivíduo deve logo buscar atendimento médico para avaliação.

 

Mesmo sem sintomas, é recomendado que os homens a partir dos 50 anos de idade passem por uma avaliação com o médico urologista pelo menos uma vez ao ano, e em caso de histórico familiar da doença, as consultas devem ser realizadas anualmente a partir dos 45 anos de idade.

 


Veja algumas ações da Sespa na Campanha Novembro Azul:


10/11: Ação de saúde na Usina da Paz


11/11: Ação no TerPaz


12/11: Novembro Azul na Praça da República


14/11: Novembro Azul no Hospital Galileu com ação educativa e oferta de serviços


17/11: Ação de saúde na Usina da Paz


18/11: Novembro Azul na Praça Matriz de Marituba


19/11: Dia Internacional do Homem na Praça da República


20/11 a 24/11: Novembro Azul em Santarém e comunidade quilombola


24/11: Ação de saúde na Usina da Paz


25/11: Ação no TerPaz

 


26/11: Caminhada do Novembro Azul no Parque do Utinga


27/11 a 30/11: Novembro Azul em Breves.

 

 

 

 

Foto: Divulgação

 

 

Por: Soraya Wanzeller

 

 

 

FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

 

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok