10/11/2023 - 16:20
Black Friday exige cuidados na hora de comprar
Data deve gerar R$ 7,1 bilhão de reais, segundo Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm)
Chegou o mês de uma das datas mais esperadas do ano para consumidores e comércio: a Black Friday, que será realizada na última sexta-feira de novembro, dia 24. A expectativa é de que as movimentações financeiras cheguem a R$ 7,1 bilhão de reais, segundo Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm) - um faturamento 17% maior que o ano passado.
Apesar da teórica queda nos preços e produtos mais acessíveis, especialistas alertam sobre cuidados que os consumidores devem ter na hora das compras. “O consumidor precisa perceber que é uma data muito apelativa. Ou seja, fica muito instigado a comprar. Então, quando ele for comprar, é importante ter calma. Ás vezes, ele acaba sendo precipitado e caindo em golpes. É importante analisar se onde ele está comprando é uma fonte confiável, não acessar links que ele não sabe a fonte e, na hora de pagar, verificar para onde está indo esse pagamento”, orientou Antônio Gama,
especialista em direito do consumidor.
O jornalista Matheus Mascarenhas é uma das pessoas que está se organizando para fazer compras durante a Black Friday, especialmente de eletrônicos. “Pode não ter lista para o Natal e meu aniversário, mas tem para o Black Friday, com preços mais acessíveis. Então a gente vai se preparando ao longo do ano para poder pegar alguma coisa interessante. Eu sempre preciso ficar atento às oportunidades, até porque tecnologia no país ainda é bastante caro”, explicou.
Outras orientações
O Procon recomenda fazer uma pesquisa de preços do produto desejado e avaliar se o preço anunciado – levando em conta frete e juros, em caso de parcelamento – realmente vale a pena, para evitar a "maquiagem de desconto" – quando o desconto oferecido não é real. O movimento também é conhecido como “Black Fraude”.
No caso de compra pela internet, é aconselhado atenção para a existência de sites e perfis em redes sociais falsos ou aqueles que oferecem ofertas enganosas. Os dados do fornecedor devem ser checados antes de qualquer compra ou contratação.
É orientado checar se a empresa tem endereço físico, consultar o CNPJ no site da Receita Federal e verificar se foi criada há poucos dias. Para ajudar, o Procon também disponibiliza uma lista de “Evite esses Sites”.
Foto: freepik
Por: Mateus Miranda
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725