10/11/2023 - 16:30
Câncer de próstata: homens devem estar atentos à importância da prevenção
A cada hora oito homens brasileiros são diagnosticados com câncer de próstata. Destes, dois irão morrer por causa da doença. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA), e servem de alerta para a importância da prevenção.
Em números absolutos, o problema provoca 71,7 mil casos e 16,3 mil mortes anualmente no Brasil. Isso faz do tumor da próstata o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele, ainda segundo o INCA.
Estamos no mês de novembro, em que a campanha NOVEMBRO AZUL é realizada com a finalidade de chamar a atenção, sobretudo do público masculino para a saúde do homem e da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
E falando em prevenção, há duas estratégias principais indicadas pelos especialistas: a primeira é o controle dos fatores de risco para o tumor de próstata, como: não fumar, manter o peso adequado e praticar atividades físicas. A segunda estratégia passa pela consulta médica para a realização dos exames preventivos, o PSA e o toque retal.
Para a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), essas medidas são importantes não só para a manutenção da saúde masculina, mas também para flagrar um eventual tumor na próstata ainda na fase inicial, quando as chances de cura são muito grandes.
Com informações de André Biernath, BBC News Brasil em Londres.
Foto: Pedro Guerreiro / Agência Pará
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725