10/11/2023 - 16:40
Belém recebe abertura oficial de Exposição em homenagem à Marujada
O Museu de Arte Sacra de Belém recebe, nesta sexta-feira (10), a exposição Esmolação - Imagens da Marujada de Bragança pelo Brasil, trabalho do fotógrafo, cineasta e documentarista, Alexandre Baena. Composta por 14 telas em cores, a mostra fotográfica, que é parte integrante das comemorações pelos 410 anos do município de Bragança, nordeste do Pará, retrata a tradicional festividade da marujada e possibilita ao público conhecer os detalhes da procissão como rostos, trajes, fé, religiosidade, arte e cultura seculares.
Intitulado Esmolação, a exposição é uma referência ao primeiro ato da Marujada, que é a saída das comitivas de devotos e promesseiros - os esmoladores - que cumprem a missão de percorrer regiões do município: os campos, as colônias e as praias. Das quatorze obras, oito possuem em sua narrativa a cronologia do dia da festividade da Marujada, começando na igreja, seguindo para a procissão, indo para o barracão e terminando na igreja. Seis telas de grande formato são de marujos e marujas em planos mais fechados, devotos que estavam em seu momento de adoração e que foram imortalizados durante aquela conexão com o divino.
As telas visam revelar uma emoção latente e expressar a religiosidade bragantina e foram oficialmente apresentadas ao Governo do Estado do Pará, no Palácio dos Despachos, no dia 18 de abril de 2023. Após percorrer os estados de São Paulo, Brasília, Bahia e Paraná, o material artístico volta à cidade das mangueiras para ser apresentada aos paraenses, às 18 horas. O fotógrafo, Alexandre Baena, explica que essa imersão só foi possível pelo tempo de vivência na festividade de São Benedito.
“Há alguns anos eu prometi a capitoa e ao capitão da Marujada, que levaria a beleza e a religiosidade desta festividade ao Glorioso São Benedito para muitos lugares, e assim, tudo foi se construindo, e nesta caminhada de fé foram surgindo personagens, a tela central, intitulada ‘Vermelho’, é um reencontro, que gerou uma imagem com uma iconografia religiosa e bragantina muito forte. Eu costumo reforçar que todas as escolhas foram feitas por São Benedito, trabalhar com o divino nos concede os sinais, pequenos detalhes e milagres que você observa e segue”, enfatiza Baena.
Encontro
“Vermelho”, foto principal da exposição, retrata uma maruja que o artista encontrou em três festividades diferentes, duas antes da pandemia e quando foi fotografar no ano de 2022. “Essa era a imagem que para mim representava tudo o que eu queria mostrar na exposição. Encontrar a Maruja Sebastiana neste contexto foi um momento de muita emoção, e durante a
apresentação das telas para o Governo do Estado, D. Sebastiana esteve presente e ao ver a tela com sua imagem, a maruja me confidenciou que não sabia que era tão bonita. Isso me tocou profundamente, pois é algo sem igual ser imortalizada em uma obra de arte”, comenta
Serviço:
Exposição: Esmolação – Imagens da Marujada de Bragança pelo Brasil
Artista: Alexandre Baena
Abertura: 10 de novembro de 2023, às 18h.
Local: Museu de Arte Sacra do Pará - Praça Frei Brandão, s/n - Cidade Velha (Complexo Feliz Lusitânia)
Foto: divulgação
Por: Gilberto Moura
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725