30/03/2022 - 17:08
Anvisa inclui novos produtos na relação de emagrecedores proibidos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), atualizou a lista de emagrecedores proibidos no Brasil. Antes a relação incluía 140 produtos irregulares, agora são 152. De acordo com a Anvisa, esses emagrecedores não atendem aos princípios de segurança estabelecidos.
A lista, disponível no site da Agência, passará a sofrer atualizações mensais, e inclui todos os produtos sujeitos à determinação de recolhimento, além da proibição de fabricação, distribuição, comércio, propaganda e uso.
Em nota, a Anvisa lembra que já existe uma ferramenta de consultas onde é possível buscar pelo nome ou empresa todos os produtos irregulares já identificados pela Agência.
RISCOS À SAÚDE
Algumas das cápsulas de emagrecedores comercializadas no Brasil, embora naturais, podem acarretar em riscos à saúde, especialmente para o fígado, órgão responsável por metabolizar e eliminar substâncias.
O problema do uso de emagrecedores ganhou recentemente grande repercussão devido ao caso da cantora Paulinha Abelha, cuja morte tele ligações ao uso desses produtos. Biópsias realizadas no corpo da artista revelaram lesões graves no fígado, compatíveis com as provocadas por tais medicamentos.
Além desse caso, também foi registrada a morte de uma mulher que não resistiu a um transplante de fígado após ter hepatite fulminante causada pelo consumo de chá emagrecedor composto por 50 ervas.
Foto: Luca Daddezio/Istock
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725