14/11/2023 - 13:50
Diabetes: no Brasil, sete em cada dez pessoas só descobrem a doença após o surgimento das complicações
Cerca de 90% dos brasileiros com diabetes desenvolveram uma ou mais complicações. Desse percentual, 70% só tiveram conhecimento de que eram portadores da doença após o aparecimento desses quadros. Os dados fazem parte de um estudo da Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês), divulgado nesta terça-feira (14), Dia Mundial de Combate ao Diabetes.
A situação é preocupante, de acordo com a IDF, porque as complicações do diabetes podem ser graves e, em muitos dos casos, até fatais. Nesse rol estão incluídos os danos ao coração, às artérias, aos olhos, rins, pés e nervos. Além disso, há o risco de o paciente desenvolver outras doenças, como a catarata, o glaucoma e o risco das amputações de membros inferiores.
Todo esse quadro pode ser reduzido com a redução dos fatores de risco (hipertensão, maus hábitos alimentares e falta de atividade física), a detecção precoce do diabetes e o encaminhamento dos casos para tratamento adequado. Segundo a endocrinologista Hermelinda Pedrosa, vice-presidente da IDF, o risco pode ser detectado através de um simples exame de glicemia.
Ainda de acordo com a IDF, o diabetes é uma epidemia global, sobretudo em países de renda muito baixa, como a África, e de média renda, como o Brasil, nação que ocupa a sexta posição entre os dez países com maior número de pessoas portadoras da doença, à frente da China, Índia, Paquistão, Estados Unidos e Indonésia.
Foto: iStock / Reprodução
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725