14/11/2023 - 19:43
Cresce número de alunos autistas na UFPA
Segundo dados do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA-UFPA), universidade tem 93 estudantes com TEA
Dados do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA-UFPA) mostram que houve um aumento de alunos autistas na Universidade Federal do Pará (UFPA). Em 2022, eram 44, agora, são 93.
Atendimento
A universidade possui uma divisão de atendimento a alunos com transtorno do espectro autista e deficiência intelectual (DTEADI) da Coacess/Saest, que presta serviços desde 2016.
A equipe de profissionais especializados é composta por terapeuta ocupacional, pedagogo, psicóloga e monitores-bolsistas. O trabalho envolve acolhimento, orientações e acompanhamento dos alunos para garantir acessibilidade na universidade.
Mensalmente ocorre no grupo terapêutico o bate papo atípico, que objetiva fomentar o protagonismo dos alunos, com foco nas competências e habilidades que possuem.
“A gente consegue fazer esse assessoramento em curto, médio e longo prazo até os estudantes se formarem na UFPA, para que ele consiga exercer com autonomia e independência suas habilidades acadêmicas”, fala Adeline Oliveira, coordenadora de acessibilidade (coacess/saest) e terapeuta ocupacional.
Desafios
A estudante Yanne Antunes cursa o segundo ano de Letras na UFPA e destaca que precisa de algumas adaptações no ensino e cotidiano dentro da instituição. “As minhas principais questões são envolvendo tempo. Flexibilidade envolvendo entrega de trabalho, que nem sempre eu consigo produzir num tempo de um aluno que não tem deficiência, nas provas tenho tempo adicional. Para mim, é muito importante”, ressalta. Ela também recebe suporte no espaço de acolhimento.
Foto: Alexandre Moraes
Por: Mateus Miranda
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725