31/03/2022 - 14:30
Pará vai acabar com prisões em contêineres
O governador Helder Barbalho assinou as ordens de serviço das obras de readequação dos Presídios Estaduais Metropolitanos (PEMs) I e II, no complexo penitenciário de Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Com as obras começa o processo de extinção do uso de celas prisionais em contêineres. O investimento é de mais de R$ 4,7 milhões do tesouro estadual.
Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), as obras nos dois presídios vão mobilizar cerca de 300 internos do sistema penitenciário, que estão sendo contratados para trabalhar nas intervenções por um ano. Também serão realizados concursos públicos para ampliar o quadro funcional, além dos armamentos e insumos já entregues e das reconstruções e a criação, nos últimos três anos, de quase 6 mil vagas no sistema penitenciário.
A assinatura das Ordens de Serviço foi acompanhada por detentos e representantes de órgãos de defesa dos direitos humanos, além do defensor público Caio Favero, da Defensoria Pública do Pará. Na avaliação de Caio Favero, acabar com a prisão em contêiner é um avanço na garantia e aperfeiçoamento dos direitos humanos no ambiente prisional.
Por: Avelina Castro
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725