18/11/2023 - 15:50
Show de nocautes e disputas de cinturão marcam 26° edição do Iron Man MMA, em Belém
A noite dessa quinta-feira (17) reservou muitas emoções na 26° edição do Iron Man MMA, realizado na arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém. Com dez lutas de tirar o fôlego, três delas valendo cinturão, o público presente teve a oportunidade de acompanhar um verdadeiro show no octógono. O evento teve apoio do Governo do Estado e a transmissão ao vivo na TV e Portal Cultura.
A primeira luta da noite foi 100% paraense, entre Euler Carneiro e William Pereira, pelo card preliminar. Melhor para William, também conhecido como Gato Preto, que venceu por nocaute técnico ainda no primeiro round. Na segunda e terceira lutas, mais nocaute. O paraense Thiago Valentay superou o compatriota Cristiano Vegeta no terceiro round, e Eliliane de Jesus, do Maranhão, não deu chances para a atleta da casa Eliane Souza e saiu com a vitória ainda no primeiro round.
No quarto combate, tivemos uma exibição especial entre o paraense Nandinho Jackie Chan e o lutador do UFC Elizeu Capoeira, válida pela categoria inclusão social. Vitória de Nandinho, por finalização, no primeiro round. O atleta de 25 anos recebeu o prêmio pelo triunfo das mãos da lenda do MMA Wanderlei Silva.
E finalizando o card preliminar, Maycon Galvão e Aryel Rodrigues fizeram mais uma luta 100% paraense, que ficou marcada pelas estratégias muito claras de cada um. Enquanto Maycon queria resolver o combate em pé, Aryel tentava a todo o momento levar seu adversário para o chão. No final das contas, melhor para Maycon Galvão, que venceu por nocaute técnico no terceiro round.
Pelo card principal, os trabalhos foram iniciados com outro duelo local: Erika Lima x Marina Monteiro. Especialista em trocação, Mariana superou a luta agarrada da adversária e venceu por nocaute técnico no primeiro round.
Em seguida, tivemos a primeira disputa de cinturão da noite. Pela categoria até 70kg, Mirela Vargas e Daiane Silva, ambas do Paraná, se reencontraram para uma revanche. E assim como aconteceu na primeira vez, deu Daiane Silva. Vitória por nocaute técnico no primeiro round. Já no confronto seuinte, José Vagno Soares nocauteou Fellipe Oliveira também no primeiro round.
Na penúltima luta da noite, outra disputa de cinturão. De um lado, o paraense Adenysson Alves, do outro, o paranaense Ronaldo Oliveira. Valia o título da categoria peso-mosca (até 57kg). Foram dois rounds de muito combate agarrado e próximo da grade, que terminou com a vitória de Ronaldo Oliveira por finalização.
Luta principal - Giovanni Galeto (RJ) e Carlos Alberto Silva, o Betinho Capoeira (PA), estrelaram a luta principal da noite, valendo o cinturão vago da categoria peso pena (até 66kg). O duelo ficou marcado pela agressividade dos dois atletas, que começaram com uma trocação franca e logo depois foram para o chão. Galeto levou a melhor e venceu o adversário da casa por finalização no primeiro round.
“Mais uma vez temos a participação do Governo do Estado incentivando o esporte paraense. Nós já patrocinamos mais de 40 modalidades esportivas no Pará, com competições nacionais e internacionais. Agora foi o MMA, através do Iron Man, em um evento extremamente organizado e com participação de grandes nomes, como o Wanderlei Silva. Para o Governo do Estado é uma alegria estar junto de uma modalidade que já nos deu tanta alegria em nível internacional”, destacou o Secretário de Esporte e Lazer do Pará, Cassio Andrade.
Foto: Reprodução
Por: Gabriel Rodrigues
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725