20/11/2023 - 16:08
Hemopa realiza Semana do Doador de Sangue
Dia D do evento vai ser promovido no sábado (25)
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) está promovendo a Semana do Doador para homenagear e despertar o interesse da população em relação ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no sábado, dia 25 de novembro.
A semana comemorativa conta com passeio ciclístico, festival de música, palestras, gincanas solidárias de doação de sangue, ação de emissão de documentos com a instalação da carreta da Defensoria Pública na sede do Hemopa, além de atividades que incluem cuidados com a saúde do doador.
“É o mês da doação. Ele tem um sinônimo muito importante, que é o do voluntariado. O Hemopa acredita que todos os dias devemos comemorar por esse ‘anônimo’ – que são aquelas pessoas que chegam aqui estendendo seu braço. É uma programação que a gente tenta associar entretenimento, educação e esporte”, explica Juciara Farias, gerente de capitação do Hemopa.
Dados do Ministério da Saúde mostram que atualmente, quatorze em cada grupo de mil brasileiros são doadores de sangue no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa que 1,4% da população doa sangue regularmente, o que coloca o país dentro dos parâmetros definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O engenheiro Matheus Maia é uma das pessoas que doa sangue regularmente. São três anos agindo dessa forma. “Eu faço isso geralmente como um ato de gentileza. Ganho benefícios com isso e realmente ajudo pessoas que precisam”, afirma.
Recomenda-se que o índice se mantenha entre 1% e 3%. No ano passado um pouco mais de três milhões de coletas de sangue foram contabilizadas no Brasil. Uma doação pode salvar até três vidas.
COMO DOAR
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.
Foto: Marcelo Seabra
Por: Mateus Miranda
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725