01/04/2022 - 12:21
Consumir abacate semanalmente reduz o risco de doenças cardíacas, diz pesquisa
A fruta está entre as preferidas por muitas pessoas e, além do seu sabor, ela ainda pode ajudar na boa saúde do coração de homens e mulheres. Trata-se do abacate.
Segundo um estudo publicado na última quarta-feira (30), no Journal of the American Heart Association (AHA), comer pelo menos duas porções do fruto semanalmente, no lugar de manteiga, queijo ou carnes processadas, reduziu o risco de ter um ataque cardíaco em 21% quando comparado a evitar ou raramente consumir abacates.
A pesquisa acompanhou mais de 68 mil mulheres e 41 mil homens inscritos em dois estudos governamentais de longo prazo elaborados pela Universidade de Harvard sobre fatores de risco para doenças crônicas. Todos os participantes estavam livres de câncer, doença cardíaca coronariana e acidente vascular cerebral no início dos estudos e preencheram questionários dietéticos a cada quatro anos durante um período de 30 anos.
Segundo a autora do estudo, Lorena Pacheco, pesquisadora de pós-doutorado no departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública TH Chan de Harvard, uma porção de abacate equivale a “meio abacate ou meia xícara de abacate, que pesa aproximadamente 80 gramas”.
“Embora nenhum alimento seja a solução para uma dieta saudável rotineiramente, este estudo é uma evidência de que os abacates têm possíveis benefícios à saúde”, disse Cheryl Anderson, presidente do Conselho de Epidemiologia e Prevenção da American Heart Association.
PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDÍACAS
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte em todo o mundo, tirando quase 18 milhões de vidas anualmente.
Segundo a Biblioteca Nacional de Medicina, prevenir doenças do coração significa manter o peso, a pressão arterial e o colesterol em níveis adequados, dormir bem, fazer exercícios físicos regularmente, controlar o estresse, reduzir o consumo de bebidas alcóolicas e manter uma dieta com baixo teor de açúcares, alimentos processados e gorduras saturadas.
Foto: Reprodução
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725