05/04/2022 - 12:20
Anvisa aprova registro definitivo da vacina Janssen contra a covid-19
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicou nesta terça-feira (05) o registro definitivo da vacina Janssen-Cilag contra a Covid-19. O imunizante já estava aprovado para uso emergencial no Brasil desde 31 de março de 2021.
Além de contemplar a imunização primária, o registro inclui a aprovação da dose de reforço. Assim, todos os imunizantes atualmente aplicados no país passam a ter esse tipo de autorização, permitindo a sua comercialização e distribuição no território brasileiro, tanto no sistema público quanto no privado.
Segundo Gustavo Mendes, Gerente-Geral de Medicamentos e Insumos Biológicos da Anvisa, o registro definitivo representa o padrão ouro de avaliação de um medicamento. “É a consolidação da análise dos melhores dados disponíveis e de forma completa, com informações mais robustas dos estudos de qualidade, eficácia e segurança (...)”, disse.
SOBRE A VACINA
A vacina da Janssen é indicada para imunização contra a Covid-19 em pessoas com 18 anos de idade ou mais. O imunizante é aplicado em dose única. Adicionalmente, uma dose de reforço pode ser administrada pelo menos 2 meses após a primeira dose.
A vacina também pode ser administrada como uma dose de reforço heteróloga (de vacinas diferentes), para pessoas que concluíram a vacinação primária com uma vacina de tecnologia mRNA. Atualmente, a única vacina de mRNA aprovada no Brasil é a da Pfizer.
Foto: Breno Esaki / Agência Saúde DF
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725