13/04/2022 - 11:30
Instituto Evandro Chagas realiza estudo sobre a vacinação contra a Covid-19
Pesquisa está sendo feita em parceria com a Universidade de Oxford, do Reino Unido, e precisa de voluntários
O Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, através de parceria com a Universidade de Oxford, no Reino Unido, está recrutando voluntários para um estudo sobre os resultados da vacinação contra a covid-19. A pesquisa tem por objetivo medir o grau de segurança dos imunizantes, a capacidade de levar à produção de anticorpos contra a doença e as reações à terceira dose da vacina.
O projeto foi colocado em prática pelo IEC após os resultados publicados recentemente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que mostram uma melhora na resposta do organismo humano ao Sars-CoV-2 (vírus causador da Covid-19), após a imunização com duas doses das vacinas.
Os dados da Fiocruz apontam a eficácia em relação à hospitalização ou morte da população em cada uma das vacinas, após a imunização completa, ou seja, com duas doses ou dose única. Para a Astrazeneca e Pfizer, a eficácia chegou a 89,9% e 89,7%, respectivamente; 81,3% para a Coronavac e de 57,7% para a vacina da Janssen.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Para ser voluntário do estudo, os interessados devem se enquadrar nos seguintes critérios:
– Adultos acima de 18 anos de idade;
– Ter recebido até duas doses da vacina Coronavac/Butantan. Não pode ter recebido o reforço (3ª dose);
– Ter disponibilidade para ser acompanhado pela equipe médica do estudo por seis meses (3 visitas presenciais e contatos telefônicos).
Quem quiser se voluntariar pode se inscrever presencialmente na sede do Instituto Evandro Chagas (Av. Almirante Barroso, n° 492, bairro do Marco), ou através da internet.
Foto: Francisco Chagas Neto
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725