13/04/2022 - 13:40
Siriá é reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará
A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), reconheceu o gênero musical Siriá como patrimônio cultural e imaterial do estado. O Projeto de Lei, de autoria da deputada estadual Dilvanda Faro (PT), foi aprovado por unanimidade pela Alepa na última terça-feira (12) e enviada para sanção do Executivo.
Originário de Cametá, na região do Baixo Tocantins, o siriá sobreviveu graças ao multi- instrumentista Joaquim Maria Dias de Castro, mais conhecido como Mestre Cupijó. Ele foi o responsável por transformar o gênero popular do interior do estado em sucesso musical ao inserir elementos inovadores, tais como a inclusão de arranjos de sopro e a influência da música caribenha, como o mambo e o merengue.
Essa adaptação do ritmo fez sucesso na década de 1970 e chegou a ser regravado por artistas como Fafá de Belém e por Roberto Leal, conquistando sucesso em nível nacional.
Segundo a deputada estadual Dilvanda Faro, “Este Projeto de Lei tem como objetivo reconhecer e dar o devido valor para o gênero musical reinventado pelo cametaense Mestre Cupijó, para que as novas gerações de músicos encontrem as antigas gerações, e assim, descubram e conheçam melhor a música popular do nosso Pará".
Foto: Agência Pará (Arquivo)
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725