25/04/2022 - 09:00

Povo indígena cria game para auxiliar na preservação de sua cultura

O jogo eletrônico foi desenvolvido pela etnia Huni Kuin está disponível para download através da internet

 

 

Estamos em abril, mês no qual celebramos o valor e a importância da cultura dos povos indígenas para a sociedade brasileira, bem como na valorização do respeito aos direitos e em relação à preservação cultural desses povos. Nesse sentido, o uso da tecnologia pode ser vista como ferramenta importante para se manter viva e dar mais visibilidade à riqueza cultural dos nossos índios.

 

Exemplo disso vem da nação Huni Kuin (ou Kaxinawá), que desenvolveu um jogo eletrônico que possibilita uma experiência de intercâmbio de conhecimentos e memórias indígenas.

 

Localizada no estado do Acre, região Norte do Brasil, a comunidade contou com o auxílio de uma equipe de programadores, artistas e antropólogos, que de maneira coletiva, trabalharam no desenvolvimento de um videogame. Chamado de “Huni Kuin: os caminhos da jiboia”, o jogo possui cinco fases, onde cada uma conta um pouco sobre a antiga história do povo Huni Kuin.

 

Além de divertir, a proposta do game é propiciar aos jogadores uma imersão no universo dos saberes dessa etnia – seus cantos, grafismos, lendas, mitos e rituais – fazendo-os circular por uma rede mais ampla.

 

O roteiro do jogo apresenta um casal de gêmeos kaxinawá concebidos pela jiboia Yube e que herdaram seus poderes especiais. Ao longo da aventura, um jovem caçador e uma pequena artesã terão de passar por diversos desafios para se tornarem, respectivamente, um curandeiro (mukaya) e uma mestra dos desenhos (kene). Nessa jornada, eles ganharão habilidades e conhecimentos ancestrais, vindos dos animais, das plantas e dos espíritos, possibilitando-os se comunicar com os seres visíveis e invisíveis da floresta (yuxin), para se tornarem, enfim, seres humanos verdadeiros (Huni Kuin).

 

Se você ficou curioso em saber mais, o game está disponível para ser baixado gratuitamente através da internet.

 

Imagem: Divulgação

 

Por: Lourival Borges

 

FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

 

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok