25/04/2022 - 12:00
Guaracy Britto Junior e o prazer pela literatura
Jornalista e escritor com seis livros de sua autoria, ele aborda em suas obras o universo infanto-juvenil
“Leitura é o que torna a gente melhor e mais calmo.”
A frase, dita pelo jornalista e escritor paraense Guaracy Britto Junior, ilustra muito bem a sua visão acerca da importância do hábito de ler. Além de ser um dos talentos que compõem a equipe da TV Cultura do Pará, com grande contribuição para a televisão paraense, ele ainda atua na literatura. Autor de seis publicações e com participação em várias obras, o “Guará”, como ele é conhecido entre os colegas de profissão, é um dos mais festejados autores de livros infanto-juvenis do nosso estado. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?
Guaracy começou a trilhar o caminho literário em 1983 com o livro de poemas apocalípticos “Insanidade Vital”. Dois anos depois lançou “Sala de Visitas”, mais leve e bem humorado, mas não menos sombrio, com minicontos surrealistas sobre temas do cotidiano ou referenciados a partir de notícias da televisão.
Em 2006 veio “A Nuvem”, seu primeiro livro escrito no gênero infanto-juvenil. Lançada pelo Instituto de Artes do Pará (IAP), a obra surgiu de uma pergunta feita por uma criança que queria saber o que era uma nuvem.
Em 2007, surgiu “O Patinho Que Fazia Quã”, uma história inspirada no conto “O Patinho
Feio” (do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen), mas que enveredou por um
cenário ribeirinho da Amazônia misturado a ícones do sagrado cristão e uma grande panela
com tucupi fervente. Dez anos depois, em 2017, veio “A Origem do Verde”, livro meio
epifânico que conta, de forma poética, a origem da referida e importante cor. Essas duas
obras foram lançadas pela Secretaria de Cultura do Estado do Pará (SECULT).
Por fim, em 2020, por meio da Lei Aldir Blanc/SECULT, veio “Nhiiiist, a língua longa”, um livro infantil leve e bem humorado inspirado em documentários sobre a vida selvagem. A obra apresenta a história do luminoso passeio noturno de um vagalume perturbado por um grande sapo guloso.
Entre suas colaborações em outras obras, vale destacar que o Guará também participou como organizador do livro “Catalendas: uma história de bonecos na TV”, lançado em 2018 pela Cultura Rede de Comunicação e que aborda o programa infantil “Catalendas”, exibido pela TV Cultura do Pará entre os anos de 1999 e 2013 e atualmente disponível no Youtube.
Recentemente, Guaracy concedeu uma entrevista ao Portal Cultura, para o quadro “Ler É Cultura”, no qual falou sobre suas criações e da sua paixão pelo ato de escrever para o público infanto-juvenil. Vale a pena conferir!
Foto: Arquivo Pessoal
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725