25/04/2022 - 13:00
História da “Moça do Táxi” vira websérie
Uma das lendas mais conhecidas em Belém, a personagem é considerada uma “santa popular”
Entre as tantas histórias de assombrações que povoam o imaginário de quem vive em Belém do Pará, a da “Moça do Táxi” é uma delas. Fatos sobrenaturais à parte, essa lenda foi transformada em websérie e pode ser conferida gratuitamente na internet.
Lançada no último dia 19 de abril, por Nathan de Moura, especialista em histórias e lendas paraenses e dono do perfil “Belém de Arrepiar” nas redes sociais, a obra intitulada “Josephina Conte: muito além da lenda”, conta com vários relatos de pessoas ligadas à jovem, além de curiosidades sobre a sua vida.
A LENDA
A lenda da “Moça do Táxi” teria surgido na década de 1930 e foi popularizada graças ao livro “Visagens e assombrações de Belém”, do escritor paraense Walcyr Monteiro. Inclusive, cabe a ele, a expressão “Moça do Táxi”. Antes ela era conhecida como “A Moça do Carro de Aluguel”, termo usado antigamente para designar os táxis.
Segundo Walcyr, baseado nos vários relatos existentes, no dia 19 de abril, data do aniversário de nascimento de Josephina, o espírito da moça costuma surgir para apanhar um táxi em frente ao cemitério onde ela está sepultada e de lá fazer um passeio de carro pela cidade.
QUEM FOI JOSEPHINA CONTE?
Nascida em 19 de abril de 1915, Josephina Conte era filha caçula de um imigrante italiano chamado Nicolau Conte que atuou em Belém como comerciante, vindo a se tornar proprietário da fábrica de calçados “Boa Fama”, localizada no bairro do Reduto. Apaixonado pela filha, o senhor Nicolau costumava presenteá-la, sempre no dia do aniversário da jovem, com um passeio de automóvel pelas ruas da capital.
Falecida aos 16 anos de idade, no dia 16 de agosto de 1931, possivelmente vítima de tuberculose, doença que à época causava muitas mortes no Brasil, a jovem Josephina Conte foi sepultada no centenário Cemitério Santa Isabel, no bairro do Guamá, em Belém.
Muito mais que lenda urbana, o fato é que Josephina, que se viva estivesse completaria 107 anos em 2022, acabou se tornando uma “santa popular”. Até os dias atuais a sua sepultura é uma das mais visitadas por pessoas que a homenageiam com flores, velas e depositam no local placas de mármore com o agradecimento de graças alcançadas.
O primeiro episódio da websérie “Josephina Conte: muito além da lenda” pode ser conferido gratuitamente no Youtube.
Foto: Reprodução
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725