27/04/2022 - 10:22

Microplásticos podem transportar para oceanos germes causadores de doenças

Os dados são de uma pesquisa publicada por cientistas da Universidade da Califórnia

 

 

Além de contribuírem para a poluição dos rios e oceanos, os microplásticos podem ser veículos para germes que provocam doenças em organismos marinhos e seres humanos. A conclusão é de cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

 

A pesquisa, publicada na última terça-feira (26) no boletim Scientific Reports, é a primeira em que se admite que os microplásticos - fragmentos com tamanho inferior a cinco milímetros - podem disseminar doenças aos seres humanos transmitidas por organismos, como Toxoplasma gondii, Cryptosporidium e Giardia, por meio do consumo de mariscos.

 

"Os microplásticos deslocam germes de um lado para o outro e podem acabar na nossa comida e água", afirmou a pesquisadora Karen Shapiro, especialista em doenças infecciosas.

 

O Toxoplasma gondii é um parasita que se encontra nas fezes dos gatos e que já infectou com a toxoplasmose muitas espécies oceânicas, como espécies de golfinhos e focas, além de humanos. Já o Cryptosporidium e a Giardia provocam doenças gastrointestinais e podem ser fatais para crianças e pessoas imunocomprometidas.

 

Os autores do estudo analisaram em laboratório as maneiras como esses patógenos podem se associar aos plásticos na água do mar. Embora os parasitas se fixem mais aos microplásticos das roupas e das redes de pesca, todos os tipos de plásticos analisados são capazes de transportar microrganismos.

 

Os microplásticos que flutuam na superfície podem se deslocar por grandes distâncias, espalhando germes para bem longe de sua origem. Os que se afundam concentram-se no leito do mar onde podem ser consumidos por animais, aumentando a probabilidade de consumirem o plástico ou os microrganismos que causam doenças.

 

"Os plásticos enganam os invertebrados. Estamos alterando as redes naturais de alimentação, ao introduzir esse material de fabricação humana que também pode transportar parasitas mortíferos", disse Shapiro.

 

Foto: AFP / Arquivos

Por: Lourival Borges, com informações da RTP Lisboa.

 

FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

 

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok