02/05/2022 - 12:35
Belém segue vacinando contra gripe, sarampo e Covid-19
Confira os locais, horários e quem pode receber as doses dos imunizantes esta semana
A campanha de vacinação contra a gripe, sarampo e a Covid-19 seguirá nesta semana em Belém. Segundo informado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), os atendimentos ocorrem em todas as salas de vacinas municipais, além de quatro shoppings e três universidades.
PÚBLICO-ALVO
De acordo com a Sesma, a vacina contra a gripe está disponível para idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas e professores da rede pública e privada. Também podem ser vacinados os portadores de comorbidades; pessoas com deficiências; caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo; funcionários do sistema carcerário; portuários; agentes das forças de segurança e salvamento; forças armadas; população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas. Já a vacina contra o sarampo está sendo aplicada em crianças de 6 meses a cinco anos de idade e também nos trabalhadores da saúde.
Para a Covid-19 os imunizantes estão disponíveis para crianças (Coronavac e Pfizer pediátrica) e adultos (Coronavac e Janssen). Segundo a Sesma podem se vacinar quem ainda não recebeu a 1ª ou a 2ª dose, bem como os maiores de 18 anos vacinados com a 2ª dose até janeiro deste ano e que ainda não receberam o reforço (3ª dose).
Também está disponível a dose adicional (4ª dose) a todas as pessoas imunocomprometidas a partir dos 18 anos de idade e para idosos com 60 anos ou mais, além dos trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas que receberam as três doses há quatro meses ou mais.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A VACINAÇÃO
RG; CPF; Comprovante de residência e o cartão de vacinação de Belém. Para as pessoas com imunossupressão, com deficiência e doenças crônicas, além dos documentos já citados é preciso apresentar um laudo ou receita médica que comprove a condição. Os trabalhadores da saúde e demais profissionais aptos a se vacinar precisam apresentar a carteira de trabalho, crachá ou outro documento que comprove a atividade.
LOCAIS DE VACINAÇÃO
Unidades municipais e postos da Estratégias Saúde da Família, de 8h às 17h;
Universidades (Unifamaz, Fibra, Unama) e IT Center, das 9h às 17h;
Shoppings Pátio Belém, Boulevard, Bosque Grão-Pará e Parque Shopping, das 10h às 19h.
Foto: Marcos Barbosa/Comus
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725