16/05/2022 - 15:13
"Pureza”: filme estreia quinta-feira (19) nos cinemas
Longa-metragem com a paraense Dira Paes no papel principal, aborda o problema do trabalho escravo
No último dia 13 de maio o Brasil celebrou 134 anos da abolição da escravidão, problema que ainda é uma infeliz realidade no país. Para debater essa questão, estreia na próxima quinta-feira (19) nos cinemas o filme “Pureza”, de Renato Barbieri.
Com a participação da atriz paraense Dira Paes no papel principal, a obra aborda a história real de Pureza Lopes Loyola, mãe maranhense que se tornou um verdadeiro símbolo no combate ao trabalho escravo.
Durante três anos ela desafiou vários perigos para encontrar seu filho Abel (Matheus Abreu), que desaparece ao sair de casa na esperança de conseguir trabalho em um garimpo no interior do Pará. Nessa busca, descobre um perverso sistema de aliciamento e escravidão de trabalhadores “contratados” para derrubar grandes extensões de mata nativa a fim de converter a área em pastagem para o gado.
A batalha de Pureza para encontrar Abel deu impulso decisivo à criação, em 1995, do Grupo Especial Móvel de Fiscalização, que uniu auditores-fiscais do trabalho, policiais federais e procuradores do trabalho para viabilizar o cumprimento da lei e a observância de direitos trabalhistas em todo o território nacional.
Em 1997, Pureza recebeu em Londres o Prêmio Anti-Escravidão da Anti-Slavery International, a mais antiga organização de combate ao trabalho escravo em atividade no mundo. Hoje, Abel vive em Bacabal (MA), com sua mãe e a família.
Serviço
“Pureza” estará em cartaz a partir desta quinta-feira (19), às 16h, no Cine Líbero
Luxardo, em Belém. Mais informações no perfil do cinema no Instagram.
Foto: Divulgação
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725