18/05/2022 - 15:24
Espetáculo explora os mitos e narrativas amazônicas através do feminino
“Encantados do Sossego” fica em cartaz neste fim de semana no Teatro Waldemar Henrique
Os hábitos de contar histórias e as narrativas da ilha do Marajó serão o centro da peça “Encantados do Sossego”, que entra em cartaz no Teatro Waldemar Henrique, às 20h, na próxima sexta (20), sábado (21) e domingo (22).
O espetáculo conta a história de Joana, mulher de mãe francesa e pai marajoara e que vive na “Casa do Sossego”, na Ilha do Marajó. E é nessa casa em ruínas que a personagem vive e mistura suas experiências de solidão e perdas aos encantamentos da região do Marajó.
“O pai dela parte e ela entende que ele virou Boto. A mãe entra em depressão e ela acredita que foi encanto da Mulher Cheirosa”, conta a diretora Monique de Boutteville, que desenvolveu o roteiro original e a dramaturgia, que assina com Edyr Augusto.
A personagem Joana faz referência às lendas amazônicas da Matinta Pereira, a Cobra Grande e à lenda de Damiana. Para Fernanda Thurann, que dá vida à personagem, o diferencial é a maneira como ela foi construída. “Eu me identifico muito com as perdas dela, e o que está por trás, que é o amor: esse ir e vir que faz parte da vida e que é muito doloroso”, conta.
O espetáculo também incentiva a educação, a economia local e as trocas culturais. A diretora Monique de Boutteville contou, em entrevista ao Sem Censura Pará, que a peça divulga a educação a partir de oficinas sobre as práticas tradicionais amazônicas (contação de histórias, carimbo e lundu) no Rio de Janeiro, em São Paulo e Curitiba. Além disso, tem peças do ceramista marajoara Ronaldo Guedes no cenário.
"Os Encantados do Sossego” começa a sua trajetória de apresentações em Belém, e depois segue para São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. “O espetáculo todo nasceu aqui. Seria primordial que ele estreasse aqui”, explica a diretora, Monique de Boutteville.
Serviço:
Os Encantados do Sossego
Classificação Livre / Duração: 60 minutos
Teatro Waldemar Henrique
Dias: 20, 21 e 22 de maio, às 20h
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). Capacidade: 180 lugares
Foto: Vinícius Mochizuki / Divulgação
Por Fabrício Mattos, com informações da Assessoria do Espetáculo
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725