20/05/2022 - 17:06
Mangal das Garças, em Belém, ganha novo ‘habitante’
A ave araçari-de-bico-branco passou a integrar a fauna do parque após ter sido
resgatada de cativeiro. Saiba mais sobre a espécie.
Os visitantes do Mangal das Garças, em Belém, têm uma nova atração para conhecer. Trata-se do araçari-de-bico-branco (Pteroglossus aracari). Batizada de ‘Jubileu’, a ave era mantida em cativeiro e foi resgatada em junho do ano passado pelo Batalhão de Polícia Ambiental e agora faz parte da fauna do parque por ter sido domesticado e não possuir mais condições de ser devolvida à natureza.
Também chamado de tucano-de-cinta, o araçari possui plumagem colorida, com destaque para a cor preta na cabeça, verde-oliva nas costas e peito amarelo com uma faixa vermelha em destaque.
O pássaro é uma espécie tipicamente sul-americana. Normalmente é encontrado em bandos de até 10 indivíduos na Amazônia brasileira e também no litoral do Brasil, onde praticamente já foi extinto. Sua ocorrência também é observada em países como as Guianas e a Venezuela.
Considerada uma importante dispersora de sementes, em relação à alimentação a ave come frutos, como os do açaí, além de pequenos invertebrados. Sua expectativa de vida é de aproximadamente 25 anos.
O Parque Zoobotânico Mangal das Garças está localizado na Rua Carneiro da Rocha, s/nº, bairro Cidade Velha. O espaço funciona de terça-feira a domingo, de 8 às 18h. A entrada é gratuita, exceto nos locais monitorados, e se dá mediante a apresentação do comprovante de vacinação com as duas doses ou dose única contra a covid-19 juntamente com um documento de identificação com foto.
Foto: Leonardo Merçon
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725