26/05/2022 - 16:05
Conheça Ricardo Kizan Lourenço, o apresentador do Mixturado
Comunicador é filho de Kizan Lourenço e apresenta dois programas na Cultura
A voz que todos os dias apresenta na Rádio Cultura as melhores músicas do ritmo brega paraense é Ricardo Kizan Lourenço, 46 anos. O comunicador agora apresenta também o Mixturado, novo programa que vai ao ar na TV Cultura todos os sábados, às 15h.
Nesta entrevista, Kizan fala sobre a influência do pai na sua carreira e diz que a Cultura o presenteou com os programas que apresenta. Com uma trajetória que passa pelas TVs e rádios de Belém, o apresentador fala sobre a importância de conhecer e compreender o telespectador, o ouvinte e o leitor na comunicação.
Como foi a tua trajetória na comunicação?
A minha trajetória se remete à história do meu pai, o Kizan Lourenço. Na comunicação e na vida toda eu acompanhei o Kizan e acabei enveredando por esse caminho. Acompanhei-o na época da TV Cidade, um programa de auditório na década de 1980 e que fez muito sucesso na televisão paraense. Acompanhei os programas de rádio dele e o encantamento acabou sendo natural, me levando por este caminho.
O que mais te chama atenção na cultura paraense?
A cultura paraense não pode ser vista por um único ponto. Ela tem vários pontos para chamar a atenção não só dos paraenses, mas dos brasileiros. Temos uma diversidade cultural e musical muito ampla. Nós somos berço de grandes artistas e muitos que ainda não tiveram a oportunidade de mostrar o seu trabalho. A Funtelpa (através da TV, da Rádio e Portal) vem fazendo esse papel.
O que te diferencia como comunicador?
Eu não sou locutor, eu tento praticar a comunicação. Acabo sendo um pouco de artista, um pouco de jornalista, um pouco de ator, e agregando vários valores nessa comunicação. Isso não quer dizer que eu seja melhor ou pior do que outros tantos comunicadores que existem aqui no nosso estado do Pará. Mas eu vejo essa comunicação de uma forma ampla, artística, onde você interage, conversa, dança, informa... Então acho que eu enveredo por um caminho que acaba tendo um reflexo bem maior do que apenas uma simples locução. Eu me vejo como telespectador e como ouvinte. Procuro avaliar o que está sendo agradável, o que é bom, o que pode ser melhorado... E isso favorece muito para uma comunicação diferenciada. A gente que comunica precisa ter essa humildade e ser também o telespectador, o ouvinte, o leitor... Para entender o que estão querendo da gente nos programas.
Como foi o contato com o público no programa Mixturado?
Foi o melhor possível. Comecei nervoso, mas a própria plateia interagindo me deixou tranquilo, até por saber qual era o objetivo do programa, que é trazer oportunidades aos artistas paraenses. Eu particularmente digo que foram dois presentes que eu recebi na minha vida: apresentar o “Mixturado” e “As Marcantes”.
Qual o diferencial dos ouvintes e telespectadores da Cultura?
Eu falo no ar: os telespectadores e ouvintes da Cultura são inteligentes. Eles sabem o que querem e como querem. Não adianta inventar alguma coisa, porque eles vão saber se a gente está sendo verdadeiro ou não. E ir ao encontro deles foi muito gratificante. Principalmente no local onde eles moram, na periferia, que é a realidade das nossas cidades aqui no estado do Pará. Os programas do “Mixturado” nos últimos dois dias foram um aprendizado que dentro de uma faculdade a pessoa levaria meses para aprender.
O que esperar dos próximos programas?
Pode esperar muita alegria e muita música. E que o “Mixturado” comece cada vez mais a fazer parte da família paraense. De quem gosta de uma boa música, um bom papo e uma boa informação. Essa mistura está toda à disposição para os nossos telespectadores da TV Cultura e para os nossos leitores e internautas do Portal Cultura. É um presente que está pronto para a gente entregar para vocês. Estamos fazendo o melhor e aprendendo cada vez mais com os nossos telespectadores e a nossa platéia ao vivo. E desejo que o programa caia na graça do nosso público e esse retorno seja para muitos e muitos anos aqui na TV, Rádio e Portal Cultura.
Para finalizar, convide os telespectadores e usuários do Portal para o programa...
O Mixturado é às três horas da tarde. A hora que toda a família está em casa, quando a gente tem a oportunidade de dizer: “Eu vou ouvir os artistas, vou ouvir uma música paraense, vou me ver, vou me assistir na TV e no Portal Cultura”. O Mixturado é todos os sábados, às 15h, na Tv Cultura. Estão todos convidados!
Foto: Jamille Leão
Por: Fabrício Mattos
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725