30/05/2022 - 17:14

Prefeitura de Belém e Unicef promovem a Semana da Dignidade Menstrual

Programação segue até sexta-feira (3)

 

 

A Prefeitura de Belém, junto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realiza uma programação até sexta-feira (3) sobre o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, ocorrido no último sábado (28).


A iniciativa tem como objetivo discutir e garantir que todas as pessoas que menstruam tenham direito a itens de higiene, infraestrutura adequados e informação. Entre as atividades programadas estão a realização de atos, audiência pública, rodas de conversa e oficinas educativas com adolescentes.


Segundo o Unicef, desde janeiro, ocorreram 68 rodas de conversa na capital paraense, com a participação de 2.600 adolescentes dialogando sobre Dignidade Menstrual. Destes, um total de 1.653 responderam à pesquisa sobre a situação menstrual de adolescentes e jovens em Belém.


Os resultados serão apresentados esta semana. Além de Belém, as ações fazem parte das iniciativas de dignidade menstrual do Unicef nas cidades de São Luís e Recife. Nos últimos meses, a instituição, junto com parceiros, contribuíram com a dignidade menstrual de 55 mil adolescentes e jovens que menstruam e vivem em comunidades vulneráveis das três capitais. Foram distribuídos mais de 120 mil pacotes de absorventes e cerca de cinco mil adolescentes foram envolvidos nas rodas de conversa.

 

Números no Brasil

Segundo dados da pesquisa “Pobreza Menstrual no Brasil: Desigualdade e Violações de Direitos”, lançada no país em maio de 2021 pela Unicef e UNFPA, 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro nos domicílio e mais de quatro milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.

 

Além da privação de chuveiros nas residências, quatro milhões de meninas sofrem com pelo menos uma privação de higiene nas escolas, que inclui falta de acesso a absorventes e instalações básicas nas escolas, como banheiros e sabonetes. Delas, quase 200 mil alunas estão privadas de condições mínimas para cuidar da menstruação na escola.

 

"A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de infraestrutura, recursos e até conhecimento por parte de pessoas que menstruam para cuidados envolvendo a própria menstruação. Ela afeta pessoas que vivem em condições de pobreza e situação de vulnerabilidade”, diz Rayanne França, oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do Unicef no Brasil.

 

Entregas

Entre os itens distribuídos aos adolescentes e jovens inseridos nesse cenário, estão kits de higiene e insumos, como absorventes íntimos para meninas, mulheres e meninos trans.

 

Apoio

A parceria entre Prefeitura de Belém e Unicef se dá por meio do Fórum de Participação Cidadã Tá Selado, da Secretaria Municipal de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão (Segep); Fundação Papa João XXIII (Funpapa); Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Secretaria Municipal de Saúde (Semec), Coordenadorai da Diversidade Sexual (CDS); Coordenadoria da Mulher (Combel) e Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben).

 

Programação:

Terça – 31/5, das 8h30 às 12h

- Oficina de Dignidade Menstrual;

- Local: Casa da ONU.

 

Quarta – 1/6, das 9h às 17h

- Oficina Dignidade Menstrual, rodas de conversa e lavagem de mãos;

- Locais: Escolas Outeiro e Brasília (Ilha de Caratateu - Daout) e Escola Creche (Bairro Mangueirão – Conjunto Carmelândia/Combel) Bairro da Águas Lindas/Segep).

 

Quinta – 2/6, das 9h às 17h30

- Rodas de Conversa com população LGBTQAI+ e adolescentes que menstruam;

- Locais: Territórios Vulneráveis / Populações vulneráveis.

 

Sexta – 3/6, das 9h às 12h

- Audiência Pública;

- Local: Auditório David Mufarrej - Unama - Universidade da Amazônia (Campus Alcindo Cacela) Av. Alcindo Cacela, 287.

 

Foto: Leandro Muller

 

Por: Mateus Miranda

 

FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

 

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok