06/06/2022 - 15:30
Iniciadas as necropsias nos macacos-de-cheiro mortos no Bosque Rodrigues Alves
Resultados dos exames devem ser divulgados em vinte dias
Começaram nesta segunda-feira (06), as necropsias nos corpos dos oito macacos-de-cheiro (Saimiri sciureus) encontrados mortos dentro do Bosque Rodrigues Alves, em Belém. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), os resultados dos exames devem ser divulgados em 20 dias e estão sendo feitos em parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).
Quatro primatas foram levados para a Ufra e outros três para o departamento de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, procedimento considerado protocolar diante de números elevados de mortes entre animais da mesma espécie, acrescentou a Semma em comunicado divulgado na última sexta-feira (03), no mesmo dia em que os animais foram achados mortos.
Ainda de acordo com a Semma, nenhum outro animal morreu dentro do parque, desde o ocorrido com os macacos. O órgão segue monitorando a fauna do local por meio do trabalho de técnicos e tratadores que realizam rondas para observar o comportamento dos bichos.
A morte dos macacos-de-cheiro foi notada por funcionários do Bosque. Quatro deles estavam na área interna do parque, próxima ao ponto de ônibus da Avenida Almirante Barroso, com a Esquina da Travessa Lomas Valentinas. Os demais estavam perto da Travessa Perebebuí com a Almirante Barroso.
Aproximadamente sessenta macacos fazem parte da fauna livre do Bosque e, segundo a direção do local, nunca havia sido observada a morte de vários deles ao mesmo tempo, fato que é considerado preocupante.
Foto: Centro Nacional de Primatas / Reprodução
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725