10/06/2022 - 12:07
Maior desmatador do Pará é preso na operação Outsiders
O maior desmatador do Pará, Geraldo Daniel de Oliveira, o "Geraldinho", foi preso nesta quinta-feira (09) durante o segundo dia da operação Outsiders. A prisão foi realizada durante a operação coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança do Pará (Segup) e deflagrada com as polícias Civil, Militar e Científica, além do Corpo de Bombeiros e Semas.
Geraldinho é considerado um dos maiores desmatadores da região da Apa do Xingu, no sudeste paraense. Ele foi preso após uma operação histórica mobilizada pelos agentes de segurança durante o segundo dia da operação Outsiders. Ele foi preso em flagrante por crimes ambientais na fazenda Ouro Verde, onde atua.
O investigado teve um mandado de prisão expedido em 2019 e, após se manter como foragido, obteve um habeas corpus, retornando para a área onde foi autuado. Hoje, além dele, dois funcionários da fazenda também foram autuados e vão responder por porte ilegal de arma de fogo.
O objetivo da operação Outsiders é coibir e combater o desmatamento em áreas de responsabilidade do Governo, além de responsabilizar os infratores para que não fiquem impunes, evitando novos casos de degradação ambiental. A maioria dos responsáveis pelo desmatamento na APA são oriundos dos estados de Goiás, Espírito Santo e Tocantins.
Foto: Divulgação
Por: Avelina Castro
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725