15/06/2022 - 16:30

Governo lança plano e estratégias para reforçar segurança no estado

Apresentação dos projetos ocorreu nessa terça-feira (14)

 

 

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), lançou nessa terça-feira (14), na Delegacia Geral, o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Pespds/PA) 2022 – 2031.

A iniciativa têm estratégias para instituições do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) e alcançar um estado cada vez mais seguro, com redução da criminalidade, além do aumento da qualidade de vida à população paraense.

 

“O plano passa a ser o documento balizador das estratégias de segurança pública pelos próximos dez anos no Estado. A partir do adensamento de informações, condensando tecnologia, inovação, conhecimento, pesquisa, dados para estabelecer objetivos, metas e construções de monitoramento para que o Estado continue reduzindo a criminalidade. O plano traz as informações de um Estado das dimensões do Pará, com extensões territoriais e que, portanto, requer estratégias de segurança muito próprias em cada região”, afirmou o governador do Pará, Hélder Barbalho.

 

O Plano reúne diretrizes com 173 ações que vão nortear os planejamentos dos órgãos do Sistema de segurança Pública e Defesa Social (Sieds). “Ele não só consolida as ações que nós já vinhamos desenvolvendo no Estado, como também planeja um incremento para os próximos anos. O plano foca no fortalecimento das instituições e na interpretação de que a violência é uma causa complexa. Temos um monitoramento embutido nele com um sistema desenvolvido para nós acompanharmos de passo em passo se até 2031 estamos cumprindo que está previsto no plano”, explicou o secretário da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), Ualame Machado.

 

O delegado-geral da Polícia Cível do Pará, Walter Resende, mostra otimismo com a iniciativa. “Essas ações também estão integradas ao Sistema Nacional de Segurança Pública. A nossa perspectiva é que a cada ano a gente possa melhorar nosso atendimento e reduzir paulatinamente a criminalidade no Estado”, disse.

 

Além disso, houve também o lançamento da Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública (PEOSP), que tem o intuito de garantir o fortalecimento, além de incentivar a valorização das organizações municipais de segurança pública, como Guardas Municipais e órgãos de trânsito.

 

A apresentação do Planejamento Estratégico da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com os desdobramentos das com ações definidas no Plano Estadual, diretrizes que serão adotadas para que se alcancem os objetivos, além metas de redução da criminalidade e mortes violentas.

 

Foi oficializado também o Programa de Análise de Resultados de Gestão Estratégica, Administrativa e Operacional (PARGEAO), criado para gerir a metodologia aplicada na execução das ações e planejamentos para que todas as metas sejam acompanhadas, monitorar se os resultados estão sendo alcançados e auxiliar na realização das estratégias propostas.

 

FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

 

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok